Parking News

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, 2015 começou com ritmo fraco de vendas de veículos. Houve retração de 21,6% nos emplacamentos da primeira quinzena de janeiro. Foram licenciadas 123 mil unidades entre leves e pesados nos primeiros 10 dias úteis do ano, segundo uma fonte com acesso aos dados do Renavam. No mesmo período de 2014 foram vendidos 157 mil carros. A queda profunda acontece sobre base de comparação forte, já que em janeiro do ano passado o setor alcançou a melhor marca histórica de vendas, com 312,6 mil veículos.

A média diária de emplacamentos dos primeiros dias úteis de 2015 foi de 12,3 mil carros/dia. A última vez que o patamar chegou perto de ficar tão baixo foi em julho do ano passado, quando os negócios foram afetados pela Copa do Mundo, que tirou a atenção do consumidor da compra de bens duráveis e acrescentou mais feriados ao calendário.

A contração severa das vendas vai na direção oposta da esperada. O ano começou com uma série de promoções e ações de marketing para atrair o consumidor para comprar os últimos carros com IPI reduzido das concessionárias. O incentivo foi suspenso este ano e, desde o início de janeiro, a alíquota voltou a ser cobrada integralmente, com exceção das unidades que já haviam sido faturadas no ano passado.

Apesar do início conturbado, a Anfavea projeta estabilidade nas vendas em2015. Aassociação dos fabricantes de veículos acredita que o mercado interno se manterá no mesmo nível de 2014, com cerca de 3,49 milhões de unidades.

Fonte: Automotive Business, 16 de janeiro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O novo site já está no ar

Entre as diversas novidades que o SINDEPARK programou para este ano, uma você já pode conferir: é o novo site que já está no ar. Totalmente renovado, atualizado e mais ágil, pode ser acessado também e (...)

Manobra da Alegria e Santa Fé: parceria do bem!

Ao realizar com grande sucesso a 13ª edição da Manobra da Alegria, que este ano teve como beneficiária a Santa Fé, entidade que acolhe crianças e jovens vítimas de todo tipo de violência, o SINDEPARK (...)

Shoppings centers mais hi-tech (16/01/2015)

Depois das redes varejistas chegou a vez da indústria de shopping centers encontrar a sua função no universo multicanal, o chamado omnichannel. Enquanto no Brasil o setor investe em ações pontuais, em (...)

Vaga incerta (RJ) (18/01/2015)

Enquanto motoristas rodam muito para encontrar uma vaga, a construção civil não se interessa em edifícios-garagem. O presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de empresas do Mercado Imobiliário), (...)

Justiça suspende pregão da Zona Azul (15/01/2015)

Depois de ser suspenso pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) por meio de liminar no último dia 9, desta vez foi a Justiça que decidiu barrar o processo de licitação para a concessão do (...)

Um Brasil mais urbano (21/01/2015)

As famílias brasileiras passaram por uma transformação de enormes proporções nas últimas décadas. Desde os anos 60, a média de filhos por mulher caiu de seis para menos de dois. Não quer dizer, porém, (...)

Redes ignoram menor venda de carros (16/01/2015)

A retração na venda de veículos novos e o fraco desempenho da atividade econômica no Brasil não tiram o sono das empresas que operam estacionamentos no país, setor que movimenta R$ 5 bilhões por ano. (...)


Seja um associado Sindepark