Vendas de automóveis desaceleram em relação a janeiro de 2020

O ano começou com desaceleração das vendas de veículos leves em todas as comparações possíveis. Dados preliminares revelam que o primeiro mês de 2021 registrou 162,5 mil emplacamentos, o que representa retração de 12% sobre janeiro de 2020, que teve dois dias úteis a mais (22 contra 20). Por isso, ao comparar a média diária, de 8.394 há um ano ante 8.126 no mês passado, o tombo é irrelevante, de 1,9%, ou quase estabilidade.
A comparação das médias diárias de janeiro de 2021 e de 2020 traz certa tranquilidade quanto ao ritmo de queda das vendas, mas o problema é que o primeiro mês do ano passado, mesmo antes da instalação da pandemia de coronavírus no País, também foi de queda de 3,4% em relação a janeiro de 2019, por causa de problemas relatados à época com a adoção da nova placa do Mercosul que atrasou as lacrações.
Ao que parece, portanto, a nova onda de Covid-19 desacelerou os negócios, tanto pela possível redução do fluxo de clientes como também pela falta de alguns produtos, já que fabricantes continuam com dificuldades no abastecimento de componentes e precisam atender protocolos de prevenção à doença que reduzem a cadência de produção.
A retração é bem mais forte, de 26%, na comparação dos emplacamentos de janeiro com dezembro, mas essa diferença é esperada no início de todo ano, quando o ritmo das vendas sempre diminui em relação ao mês anterior, que quase sempre é o mais forte do ano. Como referência, a retração dos emplacamentos foi quase igual, de 26,7%, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Fonte: Automotive Business, 02/02/2021