Parking News

Venda de veículo a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030

 

Daqui a 10 anos será proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. É o que estabelece projeto de lei que institui uma política de substituição de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030, aprovado  dia 12 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, ou os carros elétricos continuarão liberados.

O PLS 304/2017, que segue agora para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA), determina ainda que a partir de 2040 ficará proibida a circulação de qualquer automóvel de tração automotora por motor a combustão. São abertas, no entanto, algumas exceções à regra. Pelo projeto, automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Segundo o autor da proposta, senador Ciro Nogueira (PP-PI), outros países estão tomando decisões semelhantes, por exemplo, o Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040.

Ciro sustenta que já se encontram disponíveis soluções tecnológicas que permitem o enfrentamento dessa questão. As principais são os automóveis movidos a eletricidade, carregados pelas tomadas da rede elétrica, como já ocorre em outros países, e, sobretudo no Brasil, os automóveis movidos a biocombustível.
Fonte: Agência Senado, 12/02/2019

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais que associados, parceiros

Quem se associa ao Sindepark se torna parceiro de uma entidade que não mede esforços para proporcionar serviços que fazem a diferença na gestão eficiente dos negócios (...)

O estacionamento do futuro

Os aplicativos de transporte são apenas o início de uma mudança estrutural na forma de as pessoas se locomoverem nas grandes cidades (...)


Seja um associado Sindepark