Parking News

A velocidade máxima permitida aos veículos já caiu em mais de 100 km de importantes corredores da cidade desde o início do ano, quando a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a intensificar a redução desse limite. Criada para elevar a segurança no trânsito, a medida levou à padronização da máxima em 60 km/h na maior parte dessas vias, incluindo Paulista, Doutor Arnaldo, Radial Leste e Santos Dumont.
Com mais de três décadas de experiência, o taxista Francisco Fonseca disse ao jornal Estado de S. Paulo que nunca chegou a transitar muito rápido nessas avenidas. "A 60 km/h nós já andávamos, porque a 70 km/h não tem como. Fico geralmente nos 40 km/h, 50 km/h."
O engenheiro de tráfego Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-funcionário da CET, explica que a redução da velocidade máxima que vem ocorrendo nas vias arteriais da cidade é "muito positiva". "O motorista passa a ter um tempo de reação maior a problemas na pista. Ele tem mais chance de realizar uma manobra evasiva eficaz. Se não for possível evitar o acidente, poderá ao menos não ser tão violento."
Sobre a reclamação de que a redução de velocidade máxima pode piorar a lentidão, Ejzenberg diz que não. "Nos horários de pico, não muda absolutamente nada, já que as velocidades desenvolvidas são geralmente menores do que a máxima."
Pontes
Além dos corredores, ainda neste mês oito pontes sobre os Rios Tietê e Pinheiros devem ter a velocidade fixada. Mudanças ocorrerão nas Pontes do Piqueri, Freguesia do Ó, Jaguaré, Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) e Tatuapé, na Marginal do Tietê, e Jaguaré, Cidade Universitária, Cidade Jardim e Eusébio Matoso, na Pinheiros.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de agosto de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)


Seja um associado Sindepark