Veículos 100% elétricos partilhados em Lisboa

carroeletrico-835

A cidade de Lisboa dispõe desde o dia 19 de 150 carros 100% elétricos para uso partilhado. O sistema funciona através de uma aplicação no smartphone, que informa onde é que os carros estão disponíveis. O custo do aluguel é de 21 cêntimos por minuto – também há uma tarifa diária, no valor de 63 euros.

Para os utilizadores acederem ao serviço, têm de descarregar a aplicação para o telemóvel e fazer o registro. O cliente não paga nada até que comece a usar o veículo, e pode reservá-lo sem custos até 20 minutos antes do início da utilização. É esta aplicação que permite abrir e fechar as viaturas. O novo sistema de ‘carsharing’ - palavra em Inglês para partilha de carros - permite aos utilizadores estacionarem o veículo em qualquer lugar, desde que seja estacionamento público dentro da área de serviço. O veículo tem uma autonomia máxima de 85km, mas o cliente não é responsável pelo carregamento da bateria. No entanto, têm de deixar pelo menos 1/16 da bateria (uma de 16 barras do indicador de painel).

O ‘carsharing’ é da responsabilidade da empresa espanhola Emov, que apresentou o novo serviço no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa. Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, salientou que o "grande desafio é tornar o sistema sustentável credível, de forma que as pessoas o usem no seu dia a dia". A capital portuguesa é a segunda cidade em que a Emov lança este serviço de viaturas 100% elétricas, sendo Madrid a primeira, com uma taxa de sucesso elevada. O Citroën C-Zero foi o modelo selecionado para o lançamento do serviço em Lisboa.

Fonte: CM Jornal, Lisboa/Portugal, 19 de abril de 2018

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante proporcionar aos associados todo o apoio possível para que possam superar o delicado mome (...)

Estacionamento inicia operação (Passo Fundo/RS)