Parking News

Vagas no centro do debate (Manaus/AM)

estacfrontalguarapuava-728

Falar de trânsito na cidade de Manaus sem citar os estacionamentos é como querer entrar em uma corrida automobilística sem levar em consideração a importância do box para o carro realizar um pit stop. Andar nas ruas de Manaus e achar um bom lugar para estacionar sempre foi motivo de grande dor de cabeça para os manauaras. E, para quem vai ao centro da cidade, acaba sendo uma verdadeira odisséia.

Na semana do trânsito, lojistas e consumidores fizeram um breve balanço sobre o assunto. Segundo o comerciante Maurício Andrade, o assunto sempre foi motivo de grande discussão entre comerciantes e clientes, por não haver um local seguro para estacionar seu carro e realizar suas compras de maneira tranquila. Para ele, após a implantação do sistema Zona Azul nas principais vias comerciais, houve mais organização e tranquilidade por parte dos clientes.

Já para o técnico em TI (Tecnologia da informação), João Oliveira, mais do que organizar os estacionamentos nas ruas do centro, é preciso que o consórcio e as autoridades, se responsabilizem pela segurança dos carros. “Acho o sistema muito atrativo pelo preço baixo e as facilidades. Mas, ainda não temos uma garantia de segurança. E se o carro for roubado? Muitos colegas meus, ainda preferem pagar mais caro no estacionamento privativo por conta da segurança”, destacou. Na percepção do empresário Aldemar Araújo, dono de um estacionamento privativo na rua Henrique Martins, a implantação do sistema não alterou o fluxo de rotatividade de carros em seu estabelecimento. Segundo ele, o consumidor ainda se sente muito inseguro em deixar seu veículo estacionado nas vagas do sistema, devido ao medo dos assaltos e prejuízos materiais nos carros.

“Pelo fato do estacionamento do Zona Azul não dar essa garantia, as pessoas ainda optam por deixar os seus carros aqui (no estacionamento). Tem aquele medo de arranhões na lataria, medo de arrombamento. Querendo ou não, o flanelinha pelo menos vigiava o carro, né?. Aqui no meu estacionamento temos como cuidar e vigiar”, explicou.

Estacionamentos privados

No outro lado da moeda, encontram-se os estacionamentos privativos que oferecem opções para quem vai ao centro. Segundo levantamento da reportagem, a média de valores que os estabelecimento cobram nas principais vias comerciais do centro de Manaus giram em torno de R$7 aR$8 ahora, com tabelas fracionadas de acordo com o tempo de permanência no local.

O empresário Eduardo Costa conta que a aplicação do sistema afetou um pouco o movimento de carros no local, mas por outro lado deu mais opções para os consumidores deixarem seus carros. “No início a implantação não afetou, mas depois com as melhorias notamos uma queda, mas nada que prejudicasse o andamento do negócio. Notamos mais organização e opções para quem vai ao centro”, disse.

O vendedor de eletroeletrônicos Eduardo Costa conta que existem mais opções de estacionamentos no Centro, e acredita que fica a critério de cada um utilizar o que lhe for conveniente. “Eu que preciso vir ao centro todo dia tenho mais opções. Por exemplo, quando quero comodidade, às vezes, compro pelo sistema Zona Azul. E quando o negócio está apertado, faço um acordo com o estacionamento privado em um pacote mensal. Fica a critério de cada um”, disse.

Fonte: Jornal do Commércio - Manaus - 22/09/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Novo governo e perspectivas de recessão

Por Jorge Hori* - Eleito no final de outubro, o novo presidente desenvolverá a preparação das suas ações no Governo. Naturalmente, o seu foco será a política econômica, para impulsionar o crescimento (...)


Seja um associado Sindepark