União Europeia define novas metas de segurança viária

avstoamaro-529

A União Europeia apresentou, dia 17, o novo pacote de medidas voltadas à mobilidade que inclui um plano de ação com o objetivo de aumentar a segurança viária no longo prazo, denominado Regulamentação Geral de Segurança (GSR, na sigla em inglês), cuja meta é reduzir em 50% as mortes nas estradas e, pela primeira vez, reduzir na mesma proporção o número de feridos graves em acidentes, entre 2020 e 2030. Para isso, a ideia é tornar os veículos ainda mais seguros adotando recursos adicionais de segurança, principalmente equipamentos de segurança ativa, que podem incluir sistemas autônomos de frenagem de emergência (AEB), assistência inteligente de velocidade (ISA), além de sistemas de alerta de mudança de faixa (LDW).

O anúncio gerou a comemoração por parte de alguns órgãos relacionados à segurança, como o Global NCAP: “Mais de 25 mil pessoas perderam a vida nas estradas da União Europeia no ano passado. Após um extenso processo de consulta, esta proposta para atualizar as regulamentações de segurança dos veículos deve ser muito bem-vinda, acelerando a implementação de tecnologia em veículos projetadas para proteger os usuários mais vulneráveis. AEB e ISA são tecnologias comprovadas que contribuirão significativamente para o novo alvo proposto pela UE de reduzir pela metade as mortes e ferimentos graves em 2030. Nós encorajamos fortemente os Estados-Membros e o Parlamento Europeu a adotar o pacote salva-vidas o mais rápido possível”, disse o secretário geral do Global NCAP e presidente do Stop the Crash, David Ward.

O diretor executivo do Conselho Consultivo Parlamentar para a Segurança dos Transportes (PACTS), David Davies, alerta que para alcançar os objetivos propostos os equipamentos devem ser de série nos veículos e não opcionais. “Estas propostas da Comissão Europeia seriam um grande passo para a introdução de novas medidas de segurança rodoviária, uma das mais significativas nos últimos 20 anos”, disse.

Fonte: revista Automotive Business, 18/05/2018

A extorsão da flanela continua, apesar da lei

No início deste mês, terminou o prazo para a regulamentação da chamada "Lei dos Flanelinhas", que prevê multa de 1.500 reais para quem coagir motoristas a pagar para estacionar na rua. Como nada saiu (...)

Centro pode ter vagas no subsolo (Porto Alegre/RS)