União entre os setores público e privado pode mitigar prejuízos da pandemia

Visando unir os esforços de empresas privadas e autoridades governamentais, a KPMG publicou a pesquisa “Trilhando um novo caminho” (Carving a new path, em inglês). O conteúdo defende a união entre os setores público e privado para mitigar os prejuízos sociais e econômicos provocados pela pandemia da covid-19 em seus países.

O conteúdo destacou que o foco não deve estar em alíquotas de impostos mais altas, mas em incentivos que proporcionem investimentos contínuos em inovação. Esse vetor é importante para que o crescimento e a lucratividade dos negócios contribuam para a base tributária e ajudem a sustentar as economias mundiais ao longo prazo.

“Conforme avançamos para uma abordagem tributária mais global em grandes multinacionais, faz sentido que os governos reconheçam a relevância das empresas privadas com sistemas tributários e políticas econômicas que incentivem o crescimento de uma perspectiva setorial, regional e de inovação”, afirma Valter Shimidu, sócio da área de Private Enterprise da KPMG no Brasil.

O estudo se baseia em quatro pilares com propostas de construção de políticas: segmentos, setores, regiões e pessoas. Iniciativas como a criação de políticas para os setores mais atingidos durante a pandemia, como viagem, turismo, saúde e hospitalidade estão entre as possibilidades citadas no documento.

A publicação afirma ainda que o momento atual é oportuno para o setor público adotar uma mentalidade empreendedora, instituindo políticas que reconheçam as contribuições das empresas na economia do país.

“Com o objetivo de contribuir para a retomada econômica, o foco deve estar no aumento da competitividade, e as medidas para promovê-la devem figurar nas futuras políticas governamentais”, complementa.

Mercado & Consumo, 13 de julho de 2022