Um perfil do usuário de estacionamento

estacionamentoprivado02-751-168

Por Jorge Hori*

O usuário dos estacionamentos pagos é de classe média alta, possui carro novo, prioriza a segurança, procura um estacionamento o mais próximo do seu destino, não se importa se vai ter dificuldade de encontrar vaga, porque sempre acaba achando, reclama do preço mas está disposto a pagar. Não deixa o carro em casa.
A principal razão é que a maioria dos usuários são avulsos, que vão ao seu destino para reuniões ou para trabalhos em tempo parcial, o que ocorre com os autônomos e PJs. Não vão para o mesmo local todo o dia.
Entre os mensalistas, uma grande parte não paga o estacionamento por ser condômino ou ter o estacionamento pago pelo empregador.
Isso é o que mostra, em resumo, uma recente pesquisa feita pelo SINDEPARK com os usuários de estacionamentos, em diversas áreas da cidade.
Por outro lado, os que estacionam na rua também não deixam o carro em casa, porque circulam entre diversos pontos, não se limitando ao movimento pendular, ou seja, casa-trabalho-casa. Querem também estacionar o mais perto do seu destino, não se interessam pela integração com o transporte coletivo. São mais jovens, têm um carro seminovo e se caracterizam por serem "pão duros" ou "muquiranas": não querem gastar com estacionamento pago, ainda que alguns usem a Zona Azul.

* Jorge Hori é consultorem Inteligência Estratégicae foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

SINDEPARK marca presença na Expo INFRA

O SINDEPARK marcou presença entre as entidades que representam os setores envolvidos com facilities na 4ª Expo INFRA Outsourcing & Workplace, realizada simultaneamente ao 12º Congresso INFRA, no Centr (...)

CET implanta Área 40 em vias da Consolação

A Companhia de Engenharia de Tráfego implantou ontem (29/06) Área 40 na região da Consolação. Esta será a décima implantação da operação na cidade. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde ser (...)