Um diferencial competitivo para as empresas

Por Miriam Novaes - Diante de um mercado que ficou ainda mais restrito com a pandemia, ganha importância a figura do gestor do seu negócio. Esse fato parece óbvio, mas muitas empresas não atentam para o fato de muitos gestores exercerem suas funções com o objetivo meramente de fiscalizar, observando o trabalho da equipe de maneira generalizada, verificando apenas pessoas em suas funções operacionais e, quando muito, resolvendo problemas pontuais.

Claro que essas ações se fazem necessárias, porém é preciso ir mais longe, isto é, o gestor – que pode ser o diretor, gerente, supervisor, entre outros nomes que exercem funções de liderança – trará melhores resultados se acompanhar o negócio de maneira global.

Esse líder deve acompanhar as variáveis da operação, e ter a habilidade de administrá-las com eficiência. Mas antes disso, deve-se designar um gestor competente para a função que vai exercer, que saiba transformar os dados da empresa e as competências da equipe em resultados práticos e com rentabilidade favorável.

Um líder que se diferencia no mercado geralmente está atento aos conhecimentos que os colaboradores precisam adquirir, como entender o funcionamento da atividade, conhecer dados do mercado, de seus concorrentes, seu público-alvo, o cenário econômico que se está vivendo, tudo isso para buscar soluções e não se deixar influenciar negativamente pela ideia de que tudo está muito difícil, de que não há alternativas, etc. É preciso essa visão mais ampla da atividade para gerar soluções e buscar melhores resultados.

Quando um gestor não está na empresa apenas para “fiscalizar” e cobrar, vemos empresas mais ágeis, buscando alternativas como treinamentos, inovação tecnológica, entre outros caminhos e oportunidades adequados a seu segmento.

E os empresários podem acompanhar o trabalho de seus gestores e lembrá-los que antecipar-se aos concorrentes, inovar, criar soluções práticas e tangíveis, atentar para todos os indicadores de seu mercado e negócio faz parte de suas atribuições.

O colaborador que tem a função de gestor, ao assumir seu papel como diferencial competitivo dentro de sua atuação na empresa, transforma a experiência dos clientes, de sua equipe de trabalho e atrai melhores resultados.

Miriam Novaes é jornalista, responsável pelo Parking News

Categoria: Artigos