Um apelo diante de Área Azul fora do ar (Porto Alegre/RS)

parquimetrojuizfora-885

Relatando uma situação sem graça alguma, um bilhete bem-humorado visto através do para-brisa do carro do empresário Luiz Flores fazia um apelo aos agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Depois de fracassar quatro vezes na tentativa de pagar o estacionamento rotativo, ele suplicava: "Senhor azulzinho, não há máquinas de tíquetes funcionando nesta região.

Já procurei quatro e estão estragadas. Por favor, não multe! Obrigado", dizia o texto. A atitude extrema do proprietário de um restaurante na Rua Santa Terezinha, no Bom Fim, foi o estopim de uma série de revezes com o sistema de cobrança no entorno de seu trabalho. Dos quatro parquímetros mais próximos, dois estão fora de funcionamento há pelo menos três meses - um estaria desativado desde novembro. Dentre os três em lados diferentes da mesma quadra, dois exibem um recado: "Em manutenção. Dirija-se ao equipamento mais próximo". Dia 23, o equipamento mais próximo, assim como o seguinte, estava fora do ar. O quarto mais perto de Flores, na esquina da Santa Terezinha com a Venâncio Aires, aceitou as moedas que ele inseriu.

Tinha tudo para ser um alívio, mas o equipamento não imprimiu o tíquete. Flores conta que, meses atrás, foi repreendido com uma multa por não ter pago a taxa da Área Azul. Ele argumenta que nenhuma das quatro máquinas do entorno funcionava. O empresário teria recorrido da sanção, mas o pleito não foi atendido. O problema encontrado por quem estaciona nas imediações da Redenção não é tão incomum em outros lugares da Capital. Segundo a EPTC, 28 dos 209 parquímetros distribuídos entre o Centro e os bairros Azenha, Bom Fim, Menino Deus, Moinhos de Vento, Petrópolis e Tristeza estão fora de operação.

Vandalismo é principal causa de estragos

Conforme o órgão, uma equipe vai às ruas diariamente para averiguar o funcionamento dos equipamentos. O principal causador dos estragos, segundo a EPTC, é o vandalismo, mas também há casos em que faltam peças para executar o conserto.

Fonte: Zero Hora - Porto Alegre - 23/08/2017

Projeto prevê multa para flanelinha (Campinas/SP)

Visando inibir a presença de flanelinhas nas ruas de Campinas, tramita na Câmara um projeto de lei do vereador Marcelo Silva (PSD) que multa quem for flagrado coagindo o motorista a pagar para estacio (...)