Parking News

Quatro trens fabricados na China desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro e passarão por testes estáticos e dinâmicos antes de entrar em operação. As composições fazem parte de um lote de 70 equipamentos encomendados pelo governo do estado à fábrica Changchun Railway Vehicles. As composições têm ar-condicionado, bagageiro, telas de LED, circuitos interno e externo de TV. A previsão é de que eles sejam integrados à frota da Supervia - concessionária responsável pelo transporte ferroviário - em 30 dias. "Quando as 70 novas composições chinesas compradas pelo Estado estiverem operando, serão 840 mil lugares a mais ofertados diariamente pela SuperVia", disse a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.
A recuperação do sistema ferroviário teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens chineses fabricados pelo consórcio National Machinery Import Export Corporation, vencedor da licitação. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a concorrência pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia.
Os investimentos na modernização do sistema ferroviário que incluem ainda reformas em estações e na sinalização somam R$ 3,3 bilhões. A parceria com a concessionária SuperVia vai permitir ao Estado encerrar este ano com 150 trens equipados com ar-condicionado. A promessa é ter 100% da frota refrigerada até o final de 2015.
Fonte: Jornal do Commercio Brasil (RJ), 13 de outubro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A farra dos flanelinhas (08/10/2014)

O número de vagas de estacionamento nas principais ruas da Capital diminui na razão inversa do crescimento da frota. A visível opção da administração Haddad pelo transporte público e pela bicicleta ta (...)

Táxis não atrapalham ônibus, z CET (13/10/2014)

Um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, mesmo com os táxis circulando nas principais faixas exclusivas de ônibus da cidade, os veículos do transporte coletivo tiveram (...)

Parklet entra em cena (10/10/2014)

O Recife ganhou, dia 9, o seu primeiro parklet, espaço temporário de lazer instalado sobre vagas de estacionamento em espaços públicos antes destinados unicamente aos automóveis. O equipamento foi mon (...)

Alvinegro? (12/10/2014)

Para aumentar o número de vagas em regime de zona azul na região do Parque São Jorge, a Prefeitura terá de volta terreno que o Corinthians usa desde 2009 como estacionamento privativo. A Justiça decid (...)


Seja um associado Sindepark