Parking News

Trem-bala magnético japonês bate novo recorde de velocidade a 603 km/h

O trem japonês de levitação magnética Maglev, ainda em fase de testes, bateu nesta terça-feira (21) seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir603 km/hmenos de uma semana de quebrar a marca anterior. "A velocidade de603 km/hfoi mantida por 10,8 segundos quando o trem atravessava um túnel”, destacou o porta-voz da companhia que opera o trem, Central Japan Railway, afirmando que se trata de um recorde mundial.

O teste, com pessoas a bordo, foi realizado na manhã desta terça-feira, em uma linha especial de42,8 kmem Yamanashi, no centro do Japão, onde o Maglev é desenvolvido há anos. O objetivo do teste era comprovar a estabilidade deste meio de transporte inclusive a uma velocidade muito superior à prevista para o serviço comercial.

Levitação

O Maglev funciona por meio de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares para gerar um campo magnético perto dos trilhos. Este campo gerado faz com que o trem seja elevado até10 cmacima da ferrovia e também o impulsiona, eliminando o contato e fazendo com que a única forma de atrito do trem seja com o ar.

A Central Japan Railway pretende colocar o Maglev em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao sul de Tóquio, e a cidade de Nagóia, no centro do Japão. O trajeto de286 quilômetrose feito pelo trem-bala atual em 88 minutos seria reduzido para 40 minutos com o novo sistema, viajando à velocidade máxima de500 km/h.

Fonte: UOL, AFP, 21 de abril de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Preço mais justo depende de redução do aluguel

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Vinci Park ultima compra da Empark

A francesa Vinci Park, controlada pelo fundo Ardian, anunciou hoje (22) que está em negociações exclusivas com os acionistas da Empark para uma “compra potencial” do líder de parques de estacionamento (...)

Armadilhas do trânsito (SP)

Um passeio pelas ruas de São Paulo pode levar o motorista a cometer infrações de trânsito mesmo sem perceber, devido a mudanças em regras, placas apagadas ou sinalizações confusas. A convite do Metro (...)

Ciclovia - delírio e realidade (SP)

Se continuar com pensamentos delirantes, o prefeito Fernando Haddad vai acabar prejudicando uma ideia que em princípio pode ser boa - a da implantação de ciclovias -, se considerada dentro de seus lim (...)

Sto. André vai ter mais 455 vagas rotativas

A Prefeitura de Santo André expandiu as vagas de estacionamento rotativas da Zona Azul. A partir deste mês serão ativadas outras 455. Elas serão instaladas no entorno do Hospital Estadual Mário Covas, (...)

Vagas por R$ 1,1 milhão (RJ)

As despesas com a mobilidade dos deputados estaduais vão além da compra dos carros novos. No mês passado, O DIA mostrou que a Alerj havia fechado contrato, neste ano, de R$ 1, 5 milhão, para o aluguel (...)

Vale tudo para estacionar o carro (GO)

Enquanto trabalhadores da empresa responsável pela requalificação da Praça Cívica levam adiante as obras no interior da praça, no entorno a briga por espaço para estacionar carros se tornou ainda mais (...)


Seja um associado Sindepark