Estudo elaborado pela Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC), com os 20 maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do mundo, mostra que o Brasil fica em 20º e último lugar quando ponderados o tamanho da malha de transporte com o território nacional e a população, no chamado Índice de Mortara. De acordo com a comparação dessas variáveis, a malha nacional é dez vezes menor que a dos Estados Unidos; três vezes menor que a da Rússia; e uma vez menor que a da China. Um dos principais itens que jogam o Brasil para a base do ranking é o baixo índice de pavimentação das estradas.
Apesar de ter a quarta maior extensão (1,6 milhão de km) entre o conjunto de economias estudadas, o País só detém 196 mil km asfaltados ou 12,2% da malha rodoviária, um índice baixo para uma frota de 31 milhões de veículos e população de 184 milhões de pessoas.
Na avaliação do presidente da NTC, Geraldo Vianna, para ganhar algumas colocações no ranking de Mortara, o Brasil teria de duplicar a malha atual. "Antes achava que algumas obras teriam de ser feitas pelo governo. Hoje penso que não podemos abrir mão da enxurrada de dinheiro no mercado mundial. Precisamos aproveitar essa abundância de recursos e atrair investidor privado", observa o executivo.
O levantamento foi transformado no livro O Mito do Rodoviarismo Brasileiro, que será entregue hoje ao presidente da República na abertura do 16º Salão Internacional de Transportes, Fenatran.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 16 de outubro de 2007

Indenização na Área Azul é polêmicae

Um e-mail, que teria sido extraído da Revista Consultor Jurídico e passou a circular recentemente na Internet, está causando polêmica entre os motoristas. Pelo documento, um morador de Itirapina (SP) (...)

Multas terão reajuste de até 84% (11/10/2007)