Teste com o primeiro carro elétrico e autônomo produzido no Brasil

É muito simples: você pega o celular, abre um aplicativo e, como se fosse chamar um serviço qualquer de motorista particular, com poucos toques, define o ponto de partida e o destino. Pronto, o veículo calcula a rota sozinho, sem qualquer necessidade de conexão à internet ou sequer GPS. A paranaense Hitech Electric demonstrou dia 30 o primeiro carro elétrico e autônomo no Brasil.

O veículo é baseado no e.coTech4, carro elétrico da Hitech que já está no mercado. Mas a empresa acrescentou um sistema de sensores e controle desenvolvidos em parceria com a Lume Robotics, do Espírito Santo. Dentro do primeiro carro autônomo do Brasil, duas coisas chamam atenção: o silêncio do motor elétrico e, claro, a estranheza da falta de um motorista e ver o volante virando por conta própria, como se fosse comandado por um fantasma.

O e.coTech4 autônomo atinge velocidade de até 50 km por hora e tem autonomia de até 100 km com uma carga completa da bateria que, em uma tomada comum, é feita em cerca de 5 horas. Os sensores estão em uma caixa montada no teto do veículo, onde há uma câmera de alta definição que capta imagens do que acontece à frente e um LIDAR, um “radar laser” que faz um mapa tridimensional em 360 graus dos arredores.

Além de conduzir o carro de forma autônoma, o computador de bordo também pode detectar obstáculos, como pedestres, a até 50 metros de distância, e reagir adequadamente. O tempo de reação, segundo a fabricante, é de apenas 100 milissegundos. O clima não é problema: o veículo funciona tão bem sob sol quanto sob chuva forte.

Segundo a Hitech, como não há legislação no Brasil quanto ao uso de veículos autônomos, inicialmente o e.coTech 4 Autônomo será oferecido sob locação, em contratos de 24 ou 36 meses, para uso em espaços privados como fábricas, aeroportos, resorts, universidades etc. O preço? Por enquanto não foi divulgado, mas a versão tradicional do e.coTech4 custa a partir de R$ 74 mil.
Fonte: Olhar Digital, 30/01/2020

Categoria: Mundo do Automóvel