Tecnologia auxilia motoristas na busca por vagas

Motoristas que utilizam estacionamento na área central de Caxias poderão saber com antecedência onde há vagas disponíveis. O recurso integra o Rek Pay, novo aplicativo do estacionamento rotativo, que entrou em operação no dia 3 de novembro.

A plataforma substituirá o Digipare, utilizada atualmente. Conforme Marcelo Siepalski, gerente regional da Rek Parking, que opera o estacionamento, embora já possa ser baixada, a plataforma está em fase de implantação. Para que o sistema acuse onde é possível estacionar, é necessário demarcar a numeração das vagas. Dessa forma, na hora de pagar o estacionamento, o motorista vai informar o número do espaço. A plataforma cruza com o tempo contratado e acusa no aplicativo que a vaga está ocupada.

A demarcação está prevista para começar em dezembro. Além da localização, o Rek Pay permitirá o pagamento e renovação do estacionamento, como o Digipare. Para isso, é necessário comprar crédito por meio de boleto, cartão de crédito ou débito ou com os monitores. A migração já teve início, mas não há data para ser concluída. – Os que procuram os monitores já são orientados a baixar o aplicativo – revela Siepalski. A adoção do sistema é uma das ações que inclui a renovação do estacionamento rotativo. A plataforma permite monitorar em tempo real os 156 equipamentos da cidade e verificar quando algum deixa de funcionar. Além disso, se algum usuário inseriu moedas e não obteve o ticket é possível realizar a liberação da placa via central.

O ticket, aliás, estará com os dias contados. O motivo é a intensificação da fiscalização por meio da placa do veículo. Atualmente, isso já ocorre quando o estacionamento é pago via aplicativo ou para o monitor. A cidade, contudo, deve ganhar novos parquímetros, que permitem o cadastramento da placa na hora de contratar o tempo. Outra possibilidade que será implantada são pontos de venda, junto a lojas e outros estabelecimentos parceiros, que receberão um percentual das transações.
Fonte: Pioneiro - Caxias do Sul - Geral - 24/11/2020