Parking News

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu licitação de R$ 43,2 milhões para o fornecimento de 300 radares que seriam instalados nos ônibus de São Paulo. Os aparelhos seriam usados para flagrar infrações de trânsito cometidas por motoristas na frente ou na traseira dos coletivos. Equipados com tecnologia de leitura automática de placas, eles iriam fiscalizar sete infrações simultaneamente, como a invasão de faixas de ônibus e o desrespeito ao rodízio. O TCM diz ter encontrado 12 irregularidades no edital lançado pela Secretaria dos Transportes, como a falta de justificativa para o uso deste tipo de equipamento e a ausência de demonstrativo de impacto financeiro.
O órgão afirma que a suspensão do certame é um procedimento de praxe e que, após as "correções necessárias", o edital será liberado. Mas outro problema ameaça o projeto do ônibus dedo-duro. Empresas questionam algumas das exigências feitas pela prefeitura, como a de que os radares tenham certificação do Inmetro (instituto de metrologia).
O instituto diz que não concede nenhum tipo de registro para esse modelo de radar porque ainda não houve a publicação de uma norma federal "estabelecendo os requisitos técnicos mínimos necessários para a realização do processo de avaliação". Os radares instalados em veículos em movimento foram liberados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no ano passado, mas não foram definidos critérios de instalação e fiscalização. A situação criou um impasse.
As empresas dizem que, sem o certificado do Inmetro, não podem participar da licitação. Por outro lado, caso a prefeitura revogue a exigência, existe a possibilidade de motoristas pedirem a anulação de multas, alegando que foram registradas por radar não homologado.
A prefeitura afirma que recebeu o ofício do TCM dia 9 e que "as questões apontadas serão analisadas pela área técnica e devidamente respondidas". A secretaria diz que manterá a exigência do certificado. "O processo licitatório exige todos os documentos legais para que haja a efetiva fiscalização com sua utilização."
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A farra dos flanelinhas (08/10/2014)

O número de vagas de estacionamento nas principais ruas da Capital diminui na razão inversa do crescimento da frota. A visível opção da administração Haddad pelo transporte público e pela bicicleta ta (...)

Táxis não atrapalham ônibus, z CET (13/10/2014)

Um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, mesmo com os táxis circulando nas principais faixas exclusivas de ônibus da cidade, os veículos do transporte coletivo tiveram (...)

Trens chegam da China (13/10/2014)

Quatro trens fabricados na China desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro e passarão por testes estáticos e dinâmicos antes de entrar em operação. As composições fazem parte de um lote de 70 equipamen (...)

Parklet entra em cena (10/10/2014)

O Recife ganhou, dia 9, o seu primeiro parklet, espaço temporário de lazer instalado sobre vagas de estacionamento em espaços públicos antes destinados unicamente aos automóveis. O equipamento foi mon (...)

Alvinegro? (12/10/2014)

Para aumentar o número de vagas em regime de zona azul na região do Parque São Jorge, a Prefeitura terá de volta terreno que o Corinthians usa desde 2009 como estacionamento privativo. A Justiça decid (...)


Seja um associado Sindepark