Os serviços de transporte público estão entre os principais infratores da prioridade para os pedestres. A Folha percorreu as ruas do centro, onde fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) multam desde o dia 8 de agosto quem não respeita pedestres, e flagrou um número alto de táxis e ônibus invadindo a faixa. Em meia hora em frente a uma faixa na rua Boa Vista, na altura da Associação Comercial de São Paulo e próximo à 25 de Março, local de grande movimento de pedestres, a reportagem presenciou 59 infrações. Dessas, 28 (47%) foram cometidas por táxis (20 casos) e ônibus (8). A contagem foi feita das 12h às 12h30.
Havia uma agente da CET fiscalizando o local, mas ela anotou placas em apenas quatro ocasiões - todas de táxis. "Estão abusando muito", disse ela a uma pessoa que perguntou do que se tratava a fiscalização. "Se nem com a CET aqui o pessoal respeita, quero ver essa lei funcionar sem ninguém olhando", comentou a comerciante Jucélia Araújo, após três tentativas frustradas de atravessar a rua.
Informação
Os taxistas reclamam da falta de informação e do abuso dos pedestres. "Está certo, quem atropela alguém na faixa merece cadeia. Mas e o pedestre que atravessa correndo no meio da rua? Que surge do nada atrás de ônibus? Não merece punição?", questiona Elias Ferreira da Silva, enquanto espera passageiros em um ponto no Arouche.
"Eles fizeram campanha para o pedestre, mas, para nós, nada. Sei que estão multando porque vi na imprensa. O treinamento, para nós, é a multa que chega em casa", disse Paulo Donizete, 35, no mesmo ponto. Motoristas de trólebus de uma garagem na esquina das ruas José de Alencar e Celso Garcia, no Brás, disseram que não receberam treinamento específico, mas que o gerente conversou sobre a obrigatoriedade de parada.
Outro lado
A SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte) informou que realiza treinamentos periódicos com motoristas de transporte coletivo e que o respeito aos pedestres é um dos assuntos tratados. O DTP (Departamento de Transportes Públicos) informou que procurou entidades de classe de taxistas para divulgar orientações e que pretende distribuir adesivos sobre a campanha para serem colados nos veículos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de agosto de 2011

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)