Taxa preocupa motoristas de app (RS)

Um dos projetos de lei do pacote de mobilidade enviados à Câmara Municipal preocupa especialmente os motoristas de aplicativos de Porto Alegre. Ele prevê que empresas arquem com uma "tarifa de uso do sistema viário", de R$ 0,28 por quilômetro rodado em vias da Capital. A prefeitura calcula que, se a medida for aprovada, o acréscimo de receita garantiria desconto de R$ 0,70 no valor da passagem de ônibus.

Primeiramente, os motoristas chamam a atenção para o montante arrecadado. Um profissional que trabalha exclusivamente na função costuma rodar 300 quilômetros por dia. Cada carro geraria tarifa de R$ 84 no período. Se rodar essa quilometragem ao longo de cinco dias úteis por mês, seriam R$ 1.680 arrecadados pela prefeitura somente por um automóvel. Mas a preocupação dos motoristas é maior do que isso. Eles temem que as empresas de aplicativos repassem essa conta a eles, não ao consumidor. Não diretamente, mas diluída em outras mudanças no cálculo de pagamento.
Outra das medidas do pacote de mobilidade divide motoristas. É a que cobraria um pedágio de R$ 4,70 para placas de fora ingressarem na Capital.
Procurada pela reportagem de Zero Hora, a 99 avaliou "como positiva a iniciativa de valorização do transporte público em Porto Alegre e está aberta ao diálogo com a prefeitura para a construção de soluções que sejam benéficas para todos." Quanto à cobrança de tarifa, alertou que foi considerada inconstitucional pela Justiça em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Campinas por não abarcar os demais meios privados de transporte.
Fonte: Zero Hora - Porto Alegre -  30/01/2020