Parking News

Suspensa lei de RR que dá desconto a idosos em taxa de estacionamento

 

O desembargador Jésus Nascimento, do TJ/RR, suspendeu a lei municipal que concede desconto de 50% para idosos nas taxas de estacionamento de shoppings.
A ação foi proposta pela ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers.

A lei municipal 2.107/20 entrou em vigor em dezembro e determinou o desconto de 50% da taxa de cobrança dos estacionamentos em shoppings para idosos. Segundo a associação, a norma é inconstitucional, por usurpar a competência reservada à União e por violar o direito de propriedade e os princípios da livre iniciativa e da livre concorrência.
Ao analisar o pedido de urgência, o magistrado considerou que, ao menos em juízo de cognição sumária, vislumbram-se fortes indícios de inconstitucionalidade da norma municipal questionada.
"De fato, há risco de dano irreparável ou de difícil reparação, na medida em que a lei contestada, ao interferir diretamente na liberdade de atuação do autor, prejudica a sua atividade econômica, havendo grande probabilidade de, com isso, os envolvidos terem que suportar prejuízos patrimoniais irreversíveis."
Por isso, deferiu monocraticamente a medida cautelar para suspender os efeitos da lei em questão. O caso ainda será analisado pelo colegiado do TJ/RR.
Fonte: Migalhas/UOL, 22 de fevereiro de 2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mudanças de comportamento e o novo normal

Por Jorge Hori* - Com a pandemia do coronavírus, SARS-COV2, causadora da COVID, obrigando as pessoas a mudarem de comportamento, os movimentos anticarro fortaleceram suas esperanças de que a sociedade (...)


Seja um associado Sindepark