SP e RJ começam maior quarentena do país

São Paulo e Rio de Janeiro passarão os próximos dias mais vazias do que nunca. Duas das principais cidades do país (e todo o estado de São Paulo) começam nesta terça-feira, 24, um processo de fechamento do comércio e restrição à circulação de pessoas.
A “quarentena obrigatória” foi estipulada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), durante o fim de semana. Todos os estabelecimentos comerciais não-essenciais deverão passar as próximas semanas fechados.
A decisão cria no Brasil a maior experiência de lockdown já vista (no termo em inglês usado para a paralisação das atividades). Na segunda-feira, Doria afirmou que o momento era uma operação “de guerra”. A quarentena em São Paulo vai afetar mais de 54 milhões de habitantes e os 645 municípios do estado. Até então, somente a capital paulista estava com alguns estabelecimentos fechados, por ordem da Prefeitura.
São Paulo representa o epicentro da crise do coronavírus no Brasil. O país tinha até a noite de segunda-feira ao menos 34 mortes e 1.891 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Das mortes confirmadas, 30 estão no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O estado de São Paulo tem 745 casos confirmados e o estado do Rio, 233. A região Sudeste responde por 60% dos casos de coronavírus no Brasil.
Embora a saúde pública deva ser o foco sumário neste momento, o fechamento das operações vem gerando discussões sobre a capacidade do Brasil de se manter parado por tanto tempo, como vem acontecendo nos países da Europa, que estão em quarentena há semanas.
No Brasil, cerca de 41% dos trabalhadores ainda trabalham sem qualquer registro formal, segundo o IBGE, totalizando mais de 38 milhões de brasileiros. Para essas pessoas, não trabalhar significa ficar completamente sem renda.
Fonte: Revista Exame, 24/03/2020