Shopping Centers ganham protocolos de segurança para período do Natal

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) criou um protocolo sanitário para o Natal 2021. A ideia é dar continuidade às diversas regras de segurança já seguidas pelos empreendimentos, evitando aglomerações, mantendo a higienização de espaços e a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive de crianças acima de 4 anos (entre 2 e 4 anos o uso de mascaras é desejável), de modo a garantir a tranquilidade no período de compras mais importante do ano para o varejo.

A Abrasce destaca no documento que, até que a população tenha o esquema vacinal completo num patamar bem mais elevado, é crítico que o setor mantenha os cuidados e precauções visando a maior proteção de consumidores, lojistas, colaboradores e parceiros comerciais.

Os protocolos dos shopping centers foram elaborados em parceria com a Consultoria do Hospital Sírio-Libanês e, já como primeira orientação, orientam sobre como devem ser as decorações natalinas para evitar a proliferação do vírus: contemplativas. A ideia é evitar que as pessoas tenham qualquer tipo de contato com os enfeites e que, caso haja interação, ela deve respeitar todos os protocolos de higienização, limpeza, segurança e distanciamento.

As atrações infantis, como trenzinho, carrossel, entre outros, devem ser periodicamente higienizadas e os pais e acompanhantes devem ser orientados para que o distanciamento social mínimo seja respeitado. Da mesma forma, a Abrasce desestimula, por exemplo, a tradicional chegada do Papai Noel e outros eventos, como corais, por gerarem aglomerações. As áreas de alimentação (praças e restaurantes) devem, igualmente, seguir as recomendações do protocolo original, além das recomendações da legislação local.

Outras medidas, como manter os colaboradores que façam parte de grupos de risco em trabalho remoto e a obrigatoriedade do uso de máscaras por clientes, fornecedores e funcionários dos shopping centers fazem parte do protocolo. Há, ainda, orientações que vão da atenção no estacionamento, devido ao aumento de fluxo de veículos, à gestão de filas e à instalação de pontos de desinfecção com álcool em gel por diversos locais.

Para Glauco Humai, presidente da Abrasce, medidas como essas trazem a garantia de que o setor está atento e organizado para receber o público com segurança no período que antecede o Natal, a principal data para o comércio. “Com essas recomendações, poderemos proteger os visitantes, colaboradores e fornecedores e garantir um Natal mais bonito e próspero para todos”, finaliza. (Imagem: Agência Brasil)
Fonte: Mercado & Consumo, 05/11/2021