Parking News

Setor de serviços paulista cria 23.365 postos de trabalho e registra o melhor abril desde 2014

graficosetassobe-812

Pelo quarto mês consecutivo, o setor de serviços no Estado de São Paulo gerou novas vagas celetistas. Em abril, 23.365 postos de trabalho foram gerados, resultado de 201.537 admissões e 178.172 desligamentos. Com isso, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 7.404.232 empregos com carteira assinada, o maior patamar desde maio de 2016 e avanço de 0,9% em relação a abril de 2017. No acumulado do ano, 102.798 empregos formais foram gerados, mais que o dobro do apurado no primeiro quadrimestre de 2017.

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, as 12 atividades avaliadas registraram saldo positivo de empregos no mês de abril. Os destaques ficaram por conta dos segmentos de transporte e armazenagem (7.602 vagas); e serviços médicos, odontológicos e sociais (3.908 novos postos).

 Em relação ao mesmo período de 2017, apenas duas atividades registraram redução no estoque de empregos celetistas: outras atividades (-1%) e administração pública, defesa e seguridade social (-0,2%). Por outro lado, os serviços médicos, odontológicos e serviços sociais (2,6%) e profissionais, científicas e técnicas (2,5%) exibiram as maiores taxas de crescimento na mesma base comparativa.

Segundo a Federação, com a geração de mais de 23 mil vagas em abril, o setor de serviços no Estado vem-se consolidando e dando continuidade ao seu processo de recuperação. A Entidade destaca ainda que os mais de 100 mil vínculos gerados no acumulado de 2018 chamam a atenção, por se aproximar dos patamares registrados no período pré-crise, ainda que no início de cada ano, o setor sofra uma sazonalidade positiva dos serviços de educação.

 Além disso, tanto em abril quanto no acumulado do ano, as 12 atividades analisadas registraram saldo positivo de empregos, mostrando que o aumento da confiança dos empresários e do ambiente econômico tem-se revertido em geração de vagas formais.

Capital paulista

O setor de serviços da capital paulista criou 7,3 mil novas vagas no mês de abril. Os dois grupos de atividades que mais se destacaram foram os de serviços médicos, odontológicos e socais (1.657 vagas); e de serviços de informação e comunicação (1.354 novos postos). Os segmentos de outras atividades de serviços (-83 vagas); e de administração pública, defesa e seguridade social (-54 empregos) foram os únicos que apresentaram saldo negativo de empregos no mês.

No saldo acumulado em 12 meses são mais de 36 mil vagas criadas, o que representa um crescimento de 1% do estoque de trabalhadores em relação a abril de 2017, segundo aponta a assessoria econômica da FecomercioSP. Em termos absolutos, os destaques do período ficaram por conta das atividades administrativas e serviços complementares (8.697 vagas); e de médicos, odontológicos e serviços sociais (6.585 empregos). Entre os 12 segmentos analisados, apenas dois registraram mais desligamentos do que admissões nesse mesmo período: outras atividades de serviços (-1.865 postos formais); e administração pública, defesa e seguridade social (-314 vagas).

 Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços) analisa o nível de emprego do setor de serviços. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e 12 atividades: transporte e armazenagem; alojamento e alimentação; informação e comunicação; financeiras e de seguros; imobiliárias; profissionais, científicas e técnicas; administrativas e serviços complementares; administração pública, defesa e seguridade social; educação; médicos, odontológicos e serviços sociais; artes, cultura e esportes e outras atividades de serviços. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fonte: FecomercioSP, 26/06/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Impactos das leis urbanas para os estacionamentos

Por Jorge Hori* - Ao isentar a área construída com garagens do cálculo do coeficiente de aproveitamento, para efeito da concessão onerosa do direito de construir, as leis urbanas no Município de São P (...)

Este espaço é bem melhor com sua participação

Queremos lembrá-lo de que o espaço da nossa newsletter é seu e dos demais associados. O Parking News traz notícias que giram em torno da atividade de estacionamentos, de mobilidade urbana, tendências (...)

Concessão do Pacaembu (SP)

A SP Negócios realizou ontem (25) a última reunião informativa com 16 grupos investidores potencialmente interessados na concessão do Complexo do Pacaembu, antes da abertura de envelopes com as propos (...)

De volta as cancelas em pedágio eletrônico

O uso de cancelas nas faixas de cobrança automática dos postos de pedágio das rodovias estaduais voltou a ser obrigatório desde a zero hora do dia 23. A determinação consta em uma liminar concedida pe (...)

Estacionamento rotativo será ampliado (Erechim/RS)

O estacionamento rotativo pago de Erechim será ampliado no próximo mês. Mais de 400 vagas estarão disponíveis aos usuários na zona azul. De acordo com o supervisor da empresa concessionária do estacio (...)

Rotativo (ES)

Em Vila Velha, projeto de lei quer cobrança do estacionamento rotativo de acordo com o tempo de permanência dos carros nas vagas. Na Serra, a primeira cobrança dá direito a meia hora e, a partir daí, (...)


Seja um associado Sindepark