Sem gratuidade (Americana/SP)

O secretário-adjunto de Obras e autoridade de trânsito de Americana, Eraldo Camargo, afirmou que não existe a isenção provisória que havia sido prometida pela própria prefeitura para quem estacionar por até 30 minutos na Área Azul. Em junho, o governo se comprometeu, em reunião com o MP (Ministério Público) e com vereadores, a não multar ninguém que estacionasse por no máximo meia hora até que todas as regras da Área Azul estivessem regulamentadas por decreto – o que ainda não aconteceu. Naquela ocasião, a isenção de 30 minutos foi anunciada pelo secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, em contraproposta a uma sugestão do promotor Ivan Carneiro Castanheiro.

O promotor queria que ninguém fosse multado até o decreto regulamentador. Niuri propôs, então, que não se autuasse apenas quem parou por até 30 minutos, para evitar dúvidas sobre o que seria gratuidade e o que seria tolerância – que era a grande polêmica do sistema. Eraldo estava naquela reunião e confirmou, ao final, a medida ao Liberal. Porém, a autoridade de Trânsito disse, após uma audiência sobre transporte público na Câmara, que os 30 minutos são só uma tolerância para que a pessoa pague. Ou seja, se alguém estacionar por cinco minutos e for visto por alguma fiscal antes de deixar a vaga, será multado caso não pague nem use o cartão de gratuidade que a empresa Estapar está oferecendo. Não foi o que o governo prometeu naquela reunião.

O promotor Ivan Carneiro Castanheiro, que conduziu o encontro em que foi feito o acordo de não multar antes dos 30 minutos, afirmou que precisa ter conhecimento oficial da informação para decidir tomar alguma eventual providência. A Estapar confirmou que quem estaciona precisa pagar. A empresa informou que, para ter acesso aos 30 minutos de gratuidade, é necessário ter o cartão fornecido pela empresa.

Fonte: O Liberal - Americana - 21/08/2019

Por que a economia não deslancha

Uma prática que ocorre todos os anos que poderia ficar restrita aos locais das ocorrências foi transformada em problema mundial, afetando todos os negócios do Brasil (...)

O estacionamento do futuro