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Os órgãos municipais e as entidades organizadoras do Dia Mundial Sem Carro prepararam uma série de atrações culturais e esportivas. Foi a primeira vez que a Capital participou oficialmente da mobilização para o Dia Sem Carro. Nos dois últimos anos, o governo municipal aderiu informalmente. O movimento começou na França, em 1998, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a poluição. Aos poucos foi ganhando outras cidades, até chegar ao Brasil em 2001. Neste ano, 58 municípios brasileiros aderiram ao Dia Sem Carro.
Em 2006, em Glasgow, na Escócia, 80% dos moradores não usaram seus veículos neste dia. "Em São Paulo os índices são irrisórios, nem dá para calcular", diz Débora Possa, da ONG Rua Viva, organizadora do evento.
A programação incluiu a Virada Esportiva, evento de 24 horas que se espalhou por toda a Cidade e foi lançado no Parque da Juventude, Zona Norte, com a presença de Pelé. No Estádio do Pacaembu, empresários e famosos jogaram futebol e estacionamentos das redes Maxipark e Estapar ofereceram vagas gratuitas para quem foi de bicicleta.
Na cidade de 5,8 milhões de veículos, onde cerca de 635 carros e 235 motocicletas são emplacados por dia, segundo pesquisa do Metrô, 68,3% da população usava transporte coletivo em 1967. Vinte anos depois, o percentual caiu para 55%. Hoje, está na casa dos 45%.
Fontes: Jornal da Tarde (SP), 22 de setembro de 2007
O Estado de S. Paulo (SP), 22 de setembro de 2007

Categoria: Geral


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