Secovi tentará mudar lei de zoneamento de Haddad (SP)

O empresário Basílio Jafet foi eleito para a presidência do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) no mandato que vai de 2020 a 2022. No comando da associação patronal, Jafet tentará emplacar uma nova versão para a lei de zoneamento e o plano diretor. A legislação em vigor é uma herança da gestão de Fernando Haddad (PT) e nunca foi totalmente digerida pelos donos de construtoras, que reclamam de excesso de restrições para novos projetos. O sindicato vai entregar a cada um dos candidatos à Prefeitura na corrida eleitoral deste ano um documento com propostas para ajustar as leis que regulam a tipologia e a localização dos empreendimentos. O objetivo é flexibilizar a legislação para permitir edificações maiores e variadas.

» Libera geral. Entre os principais pontos criticados pelos empresários estão as restrições para novos edifícios nos miolos dos bairros, limitação ao número de vagas de garagem e valores considerados elevados para as outorgas.

» Insatisfeitos. O plano diretor que passou a valer em 2014 ampliou o potencial de construção ao redor das avenidas com corredor exclusivo para ônibus e estações de metrô e trem. O objetivo foi incentivar a ocupação em torno de eixos com oferta de transporte público, diminuindo a dependência do carro. O mercado imobiliário teve recorde de lançamentos e vendas em 2019, mas, na visão dos empresários, faltam terrenos ao redor dos eixos, e as famílias não estão completamente satisfeitas com a localização e o tamanho dos apartamentos.
Fonte: O Estado de S. Paulo - Economia - SP - 26/02/2020

Zona azul desativada em João Pessoa (PB)

O estacionamento rotativo da Capital, coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), parou de funcionar dia 14 sem qualquer explicação à população (...)