S. Bernardo arrecada 321% a mais com Zona Azul que quatro cidades juntas (SP)

rotativosandre-29

São Bernardo gerou receita de R$ 3.734.541,00 no primeiro semestre de 2017 com estacionamentos rotativos. A quantia é 321,35% superior aos rendimentos de Santo André, Ribeirão Pires, Diadema e Mauá, que juntas somaram R$ 1.162.111,08, no mesmo período.

As cinco cidades também aumentaram as arrecadações com Zona Azul em comparação aos primeiros seis meses de 2016, ao passar de R$ 4.717.250,48 para R$ 4.896.652,08. No primeiro semestre de 2016, ainda sob gestão do ex-prefeito Luiz Marinho, São Bernardo gerou receita de R$ 3.612.695,00.

O sistema é administrado pela autarquia Rotativo São Bernardo, criada em 2005. De acordo com a Administração do prefeito Orlando Morando (PSDB), os recursos obtidos com estacionamentos são destinados na totalidade para a Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Curiosamente, São Bernardo tem praticamente seis vezes a receita gerada com estacionamentos em comparação à vizinha Santo André. Segundo o governo do prefeito Paulo Serra (PSDB), em comparativos dos primeiros semestres de 2016 e 2017, o município passou de R$ 601.124,32 para R$ 629.834,63 em receita gerada por motoristas que usam a Zona Azul.

No entanto, tamanha diferença não ocorre quando comparadas as frotas de veículos de ambas as cidades. Conforme os dados de agosto deste ano do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), São Bernardo conta com 412.751 carros (619.165 veículos de todas as modalidades), enquanto Santo André tem 383.171 (553.445). Em Santo André, o sistema é gerenciado pelo Consorcio Rotativo Santo André –administrado pela Hora Park –, cujo contrato teve início em 2008, renovado em 2013, e com término programado para outubro de 2018. O governo não tem custo com o serviço, visto que a empresa retira seu lucro do faturamento. O restante do valor é repassado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ribeirão Pires saltou a receita por meio de vendas de talões e tickets de Zona Azul de R$ 296.318,00 para R$ 321.324,00 entre os seis primeiros meses de 2016 e 2017. O município tem 46.561 carros (67.631 veículos de todas as modalidades).

O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels, não esclareceu à reportagem a receita dos estacionamentos rotativos, porém, por meio do Portal da Transparência, torna-se possível constatar que a cidade saltou de receitas com Zona Azul de R$ 132.931,92 para R$ 136.642,46 entre os dois períodos de 2016 e2017. Acidade registrou em agosto 129.368 automóveis (204.735 em frota total). Por sua vez, a administração do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), informou que as receitas com estacionamentos rotativos cresceram de R$ 74.181,24 para R$ 74.309,99. O sistema também é controlado pela Hora Park, por meio de contrato assinado em 2011 e término previsto para 2021. O município tem 149.525 carros (216.024).

Fonte: Repórter Diário - Santo André - 06/10/2017

Estacionamento 4.0 ainda é só previsão

Por Jorge Hori* Há uma nova onda de mudanças decorrentes das perspectivas da Revolução 4.0, com o big-data, internet das coisas, automação, robotização e outras novas tecnologias. Os arautos dessa rev (...)

Zona Azul em toda alameda Madeira (Alphaville/SP)