Parking News

Robô frentista faz recarga de elétricos

 

Um dos inconvenientes para a recarga de carros elétricos é depender de vagas próximas dos carregadores. Mas a Volkswagen pode ter inventado a solução para isso.

A solução proposta pela fabricante alemã é usar um robô que vai até o veículo, conecta um carregador portátil (que nada mais é do que um powerbank gigante) e volta para a sua base sem que seja necessária qualquer intervenção humana.

Após a recarga o robô retorna, solta o carregador e leva a bateria de volta para seu ponto de recarga.

O robô poderia, inclusive, ser acionado remotamente por meio de um aplicativo.

O objetivo da marca é fazer com que grandes estacionamentos tornem-se também pontos de recarga de veículos elétricos, sem que sejam necessárias mudanças na infraestrutura do local – seja shopping, aeroporto etc.

Desta forma também seria possível a recarga simultânea de mais veículos.

De acordo com o chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen, Mark Moller, a ideia deve revolucionar o sistema de carregamento de elétricos, pois o robô leva a carga até o carro e não o contrário.

A conexão com o robô também poderá ser feita pela central multimídia dos veículos.

A bateria móvel tem uma capacidade de 25 kWh e pode realizar cargas com potência de até 50 kW, utilizando o sistema de carregamento rápido.

Para chegar aos veículos, os carregadores móveis contam com a ajuda de scanners, lasers e câmeras.

Para Moller, a nova “abordagem tem um enorme potencial econômico. O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento podem ser consideravelmente reduzidos pelo uso dos robôs. Mesmo o problema conhecido de uma estação de carregamento ser bloqueada por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito”.

Fonte: Quatro Rodas, 06/01/2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark