Respostas sobre a chegada dos carros voadores nas cidades brasileiras

Filmes e desenhos como Blade Runner (1982) e Os Jetsons (1962) imaginaram o futuro com carros voadores para ir de um lado a outro. Décadas depois, a visão futurista enfim chega perto de se concretizar com o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). A solução que mais se aproxima de um carro voador é foco do desenvolvimento tecnológico de uma série de empresas.
No Brasil, a promessa é que eles voem até o final desta década, mas ainda há desafios para torná-los realidade. Nesta reportagem, mostramos quais são os maiores pontos favoráveis e onde estão os grandes obstáculos para que a tecnologia saia da ficção e ganhe a vida real.

1 - AFINAL, O QUE SÃO CARROS VOADORES?
Os eVTOLs são veículos aéreos de transporte de passageiros adaptados para voar dentro da cidade ou percorrer curtos trajetos entre municípios, de até 20km. O design não remete ao que a ficção construiu sobre carros que levitam, mas se assemelha bastante ao drone, em tamanho maior para caber pessoas, por isso, a solução também é conhecida como drone de passageiro. A grande promessa é facilitar a mobilidade em grandes cidades, baratear custos e economizar tempo de deslocamento. Pelo céu, um trajeto de até 20km poderá ser feito em poucos minutos.
Ainda na lista dos pontos positivos, estes veículos são até quatro vezes mais silenciosos que os helicópteros; funcionam por propulsão elétrica e, portanto, podem ser menos poluentes; têm baixos custos de manutenção; além da expectativa de serem autônomos no futuro – diversos projetos têm esse objetivo, mas os primeiros a voar ainda devem precisar de pilotos.

2 – QUANDO A TECNOLOGIA VAI FUNCIONAR NO BRASIL?
Estudo de 2018 da Porsche Consulting aponta que o mercado de eVTOLs deve crescer significativamente em 2025. Daqui a quinze anos, serão 23 mil unidades desses veículos voando pelas maiores cidades do mundo, aponta a consultoria.
No Brasil, “os eVTOLS devem acontecer ainda nesta década”, defende André Stein, responsável pela estratégia da EmbraerX e CEO da Eve Air Mobility, startup da empresa aeroespacial voltada a soluções de mobilidade aérea urbana. O projeto integra o Uber Elevate, iniciativa que investe para desenvolver os eVTOLs para o transporte coletivo por demanda, assim como o aplicativo de carros da Uber.
3 – O QUE ESPERAR DO MERCADO DE EVTOLS?
Há grande espaço para a novidade no Brasil, principalmente em São Paulo. De acordo com o estudo da Porsche Consulting. A empresa estima que, quando a infraestrutura estiver plenamente disponível, a cidade poderá acomodar 1.050 drones de passageiros, devido ao seu alto potencial de substituição de outros meios de transporte. O estudo indica que os paulistanos perdem em média 86 horas por ano no trânsito.
4 – QUAL É A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA?
Os eVTOLs obviamente não precisam de estradas ou trilhos para circular, mas demandam uma infraestrutura adequada para decolagem e pouso, assim como postos para abastecimento elétrico, os chamados vertipontos. A previsão da Porsche Consulting é de que São Paulo comece a operar com cinco vertipontos espalhados pela cidade.
5 – COMO VAI FUNCIONAR PARA O USUÁRIO?
Há diversas estratégias, mas projetos como o Uber Elevate focam em tornar os eVTOLS transportes coletivos por aplicativo, assim como o que existe hoje para viagens de carro. Para isso funcionar de forma eficiente, André Stein diz que todo o ecossistema da mobilidade precisa ser pensado: desde o estabelecimento de rotas de voo compartilhadas pelos passageiros até a localização e o acesso para chegar aos vertipontos, que precisam estar disponíveis onde há bom potencial de demanda para as viagens.
Até o momento, o valor das viagens dos eVTOLs são apenas estimativas. De acordo com o sócio da Porsche Consulting Ingo Glawe, o preço deve ficar em torno de US$ 1,80 por quilômetro percorrido. No entanto, o tamanho frota, a quantidade de vertipontos da cidade, o tempo de transferência adicional durante o embarque e as normas de segurança rigorosas podem impactar este valor.
6 – A QUANTAS ANDA A REGULAMENTAÇÃO DOS DRONES DE PASSAGEIRO?
Se a tecnologia evolui a passos largos, não se pode dizer o mesmo da regulamentação necessária para tornar os eVTOLs possíveis na vida real. Até o momento, não há propostas concretas de legislação para o novo meio de transporte e pouco se fala no assunto no Brasil. Assim, há certo consenso de que este talvez seja o gargalo mais desafiador para que os eVTOLs passem a fazer parte do cenário urbano.
Fonte: Mobility Now, 08/04/2021

Perspectivas dos setores econômicos

Apesar do ano atípico de 2020, em função da pandemia e a busca de equilíbrio entre preservar a saúde da população, de um lado, e a manutenção (...)