Renault Twizy será compartilhado em Brasília

Funcionários do governo do Distrito Federal (GDF) poderão compartilhar 16 carros elétricos Renault Twizy. Os automóveis e também 35 pontos de recarga foram adquiridos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) por R$ 2,1 milhões e cedidos em comodato por 36 meses ao GDF.

O programa de compartilhamento recebeu o nome VEM DF (Veículos para a Eletromobilidade) e seu lançamento foi acompanhado do anúncio da isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por cinco anos para todos os carros elétricos adquiridos do Distrito Federal. A informação partiu do governador Ibaneis Rocha, que estuda estender o benefício a automóveis híbridos.

O compartilhamento será feito a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que investiu cerca de R$ 1 milhão nessa plataforma capaz de conectar carros e usuários, informando onde estão os veículos disponíveis e o nível de carga de suas baterias. Esse app já é utilizado no Paraná por funcionários da usina hidrelétrica, também com carros elétricos Renault.

“Já estamos em tratativa com um município de médio porte do Nordeste e uma capital no Sul do País para implantar programa semelhante”, afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.

A agência realiza pontes como essa entre o governo e o setor produtivo. Os 16 Twizy vão suprir uma pequena demanda por transporte no governo do Distrito Federal, cuja frota supera 1,9 mil veículos. Se todos estes fossem substituídos por carros elétricos, a economia anual com combustível seria de R$ 8 milhões.

“Ainda não sabemos quantos quilômetros os Twizy rodarão por dia nem a economia gerada, é preciso entender a real adesão ao programa para ter essas respostas, que ajudarão na aplicação do VEM em outros locais”, estima Calvet.

Trezentos funcionários a serem definidos pelo GDF vão utilizar os carros, que serão desbloqueados apenas por cartões de pessoas cadastradas. Em princípio a utilização da frota ficará restrita à Esplanada dos Ministérios e órgãos da administração do Distrito Federal. Os carros serão monitorados pelo aplicativo, que é capaz de rastreá-los também.

Cada um dos 35 eletropostos pode recarregar ao mesmo tempo dois veículos e sua utilização será livre e sem custo por qualquer proprietário de carro elétrico. Os pontos de recarga serão fornecidos pela Weg.

O Renault Twizy tem autonomia aproximada de 100 quilômetros. É um carro essencialmente urbano. Leva apenas o motorista e um passageiro e atinge velocidade máxima de 80 km/h. Ele é fabricado pela Renault na Espanha.

Fonte: Automotive Business, 04/10/2019

Vem ser associado do Sindepark

Associe-se e aproveite tudo que está à sua disposição, como a sede própria do Sindepark, para realizar reuniões e treinamentos, de maneira gratuita (...)