Recém lançado em São José, sistema de bikes compartilhadas atinge média de 55 viagens/dia

06/11/2018

As bikes ficam disponíveis na região central e Vila Adyanna todos os dias, das 6h às 23h e podem ser locadas tanto para o trabalho quanto para o lazer.

Recém-lançado em São José dos Campos, o sistema de bicicletas compartilhadas, disponível na região central, vem despertando o interesse na população. Desde o último dia 20 de outubro, o sistema registrou quase 500 viagens, sendo a maioria com duração entre 3 e 30 minutos – o que demonstra que os usuários estão utilizando as bikes para pequenos deslocamentos ou até mesmo experimentando a novidade.

De acordo com a Serttel, empresa responsável pela operação, tecnicamente o sistema ainda está em fase de adequações, uma vez que o aluguel de bicicletas por dockless (sistema de compartilhamento que não utiliza estações de travamento) implantado em São José é inédito no Brasil. “Estamos fazendo os ajustes a partir da operação com o propósito de simplificar o sistema e atender às necessidades dos usuários”, afirmou Yuri Tonon, gerente de filial da Serttel na cidade.

Quem pretende utilizar as bikes deve fazer o download do aplicativo “Mobilicidade”, atualmente disponível apenas para Android. Para usuário que já usa o estacionamento rotativo de São José (Zona Azul) via celular, basta fazer a atualização.

No sistema IOS, o app estará disponível para download e atualização a partir do dia 5 de novembro.

APP

O aplicativo permite ao usuário consultar o mapa de localização das bikes, obter mais informações sobre o projeto e informar problemas.

Valor do aluguel

Por tempo de uso: R$1,00 acada 15 minutos de uso

(Para usuários com tíquete de estacionamento ativo: R$ 0,50 por até 15 minutos)

Assinatura do Serviço: R$ 20,00/mês por até 30 minutos com intervalos de 15 minutos entre viagens, para dar a rotatividade ao sistema

Sistema

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bikes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

As bicicletas inteligentes são equipadas com travas eletrônicas, GPS para localização e chip de comunicação em tempo real, além de baterias solares para alimentação dos dispositivos.

Atualmente o sistema conta com 50 bicicletas no centro expandido da cidade. As bicicletas poderão ser utilizadas todos os dias da semana, no período das 6h às 23h.

BikeSanja

A iniciativa integra o programa BikeSanja que, além das bikes compartilhadas, também contempla a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso consciente e seguro do modal.

Fonte: portal R3, 30/10/2018

Nuvens ameaçam o céu de brigadeiro em 2019

Por Jorge Hori* - Mudanças climáticas nos céus de Bolsonaro poderã (...)

Ainda dá tempo de participar do Congresso Abrapark amanhã