Reajuste da Área Azul já está em vigor em Juiz de Fora (MG)

Os valores cobrados na Área Azul, estacionamento rotativo pago de veículos de Juiz de Fora, foram atualizados no começo deste mês. As 2.074 vagas tiveram os custos reajustados após decreto publicado em Atos do Governo na última semana. A tarifa para carros foi alterada de R$ 2,45 para R$ 2,70 e, para motocicletas, subiu de R$ 1,20 para R$ 1,30. Os valores não passavam por alterações desde 2019.

Desta vez, os reajustes foram de 10,2% no estacionamento rotativo de carros e de 8,3% no de motos. As taxas são referentes à ocupação de 90 minutos no Centro e São Mateus, e de 180 minutos nos demais bairros.

Procurada pela Tribuna, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a alteração no valor foi baseada no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) do último ano. A Estapar, empresa que opera a Área Azul, reafirmou a relação do reajuste com o IPCA e lembrou que, por contrato, os aumentos deveriam ser anuais.

Terceiro reajuste da Área Azul desde 2015

No total, é a terceira alteração no valor da Área Azul desde que o sistema foi regulamentado em 2015. Na época, quando entrou em funcionamento, o custo era de R$ 2 para automóveis e R$ 1 para motocicletas. Em 2019, ano do segundo reajuste, os custos foram reajustados em 6,52% para automóveis e 4,34% para motocicletas, passando a valer, respectivamente, R$ 2,45 e R$ 1,20.

Durante os primeiros anos de pandemia, o estacionamento rotativo foi mantido no município, mesmo durante o lockdown de 2021, o que foi motivo de questionamentos de parte da população. Na ocasião, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) argumentou que o serviço não poderia ser paralisado por contribuir com o isolamento social e a não permanência indiscriminada das pessoas na região central.
Fonte: Jornal Tribuna de Minas - Juiz de Fora - MG - 04/05/2022