Parking News

Protocolos marcam a volta de shoppings em Recife (PE)


Expectativa e confiança. Este era o clima entre os lojistas que já estavam com tudo pronto para a reabertura dos shoppings nesta segunda-feira (22) depois de quase 100 dias fechados para o público, operando com vendas on line e drive thru. Fechado há três meses, o RioMar volta às atividades, no horário reduzido determinado para os shoppings, que vai das 12h às 20h e com ocupação máxima limitada a 30%, o que corresponde a cerca de 10 mil pessoas circulando no mall. Sensores nas entradas de acesso vão informar em tempo real a presença simultânea do número de clientes.
O uso de máscara é obrigatório para todos, tanto clientes quanto lojistas e funcionários. Cinco portarias serão abertas ao público e serão mantidos os serviços de coleta Drive Thru, da plataforma de vendas RioMar Online e do serviço de delivery. Para maior praticidade e segurança será estimulado o pagamento do estacionamento via smartphone e desativados os espaços e equipamentos de uso comum, como Valet, academia de ginástica, espaço ecumênico e, como em todos os shoppings não funcionarão cinemas, teatro, e as praças de alimentação contarão apenas com serviço de entrega de refeições.
O Superintendente do RioMar, Henrique Medeiros, diz que “além de seguir rigorosamente os protocolos indicados pelos Órgãos de Saúde e Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o RioMar criou uma campanha para orientar e esclarecer dúvidas, com informações colocadas em 32 totens, distribuídos nos vários pisos do equipamento. Foi produzido também um guia de bolso entregue a cada lojista e funcionário, contendo todas as instruções normativas a adotarem dentro do shopping e no atendimento aos nossos clientes”. Alguns comerciantes aproveitaram o domingo para dar o retoque final na arrumação da loja e preparação dos estoques. É o caso de Arthur Veiga, proprietário da Mahogany Cosméticos. Com lojas no RioMar e Shopping Recife, ele vê esse reinício com entusiasmo.
“Eu acho que nas duas primeiras semanas o movimento vai ser grande porque o povo estava muito confinado em casa. Depois, deve se acomodar para um ritmo mais normal”.

SEGURANÇA
O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, explica que os sistemas de controle vão oferecer segurança para todos que trabalham ou forem aos malls. “Houve total adequação às exigências de higiene e distanciamento. As equipes dos shoppings estão treinadas e os lojistas estão orientados para seguirem estas regras. Vamos oferecer o conforto de sempre com este reforço necessário que o momento exige”, afirma. Para Ricardo Galdino, presidente daAssociação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), os cuidados com a segurança sanitária dos clientes e funcionários será a característica desse retorno.
“Foi muito trabalho para organizar as entradas, os corredores e as lojas para receber os clientes com toda segurança. A gente tem muita esperança que esse retorno possa se dar de uma maneira bem tranquila”. Galdino afirmou que os lojistas estão ansiosos para retomar o comércio, mas sabem que as vendas não virão com a mesma força neste reinício. “Virão mais contidas, até pela restrição no número de pessoas nas lojas, mas o que importa é, para o cliente, começar a voltar para sua vida quase normal e para o empresário a proteção do negócio e dos empregos”. O presidente da Aloshop elogiou o horário escolhido para a abertura das lojas, entre 12h e 20h.
“O horário é perfeito porque está fora dos fluxos de maior concentração de pessoas no trânsito e nos transportes coletivos. Pelo que vemos no sul do País, onde os shoppings já reabriram, as compras serão mais objetivas. O cliente já sai de casa tendo uma ideia para onde vai, faz a compra ou utiliza algum serviço e vai embora”. Ricardo Galdino espera que o cliente esteja consciente dos protocolos para que possa sair de casa e voltar com segurança. “Quanto mais rápido contribuirmos para essa pandemia acabar, mais rápido a normalidade vai voltar a acontecer. A saúde em primeiro lugar, mas a economia precisa também ser reoxigenada”, concluiu Galdino. Pernambuco conta com 19 shoppings, somando 3.100 lojas, que geram 60 mil empregos diretos e 250 mil indiretos.
Fonte: Jornal do Commercio - Recife - Economia - PE - 22/06/2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark