Procon registra diferença de até 1.900% em estacionamentos (Campo Grande/MS)

A diferença no valor cobrado entre um estacionamento e outro em Campo Grande pode variar até 1.900%, segundo pesquisa realizada por equipes do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) em 138 estacionamentos particulares.

O local mais em conta para guardar um veículo, segundo a pesquisa, é o estacionamento Posto Nossa Senhora Aparecida, localizado na Avenida Afonso Pena, no Centro, que cobra R$ 3,00 para carros e motos que vão ficar estacionados durante 15 minutos. Para 30 minutos o valor cobrado é de R$ 5,00 para carro e R$ 3,00 para motos, valores que permanecem se o tempo de utilização for de 45 minutos ou 1 hora. Para aqueles que precisam deixar os veículos o dia todo no local, o estabelecimento cobra R$ 15,00 para carros e R$ 10,00 motos.

O levantamento detectou diferença nas cobranças que vão de 0% a 1.900% levando em conta que o tempo adicional de 15 minutos para motos custa R$ 5,00 no estacionamento Stop Car, ao passo que no Zhu a cobrança é de R$ 0,25. Outra variação considerável é a de 1.700% em relação à permanência de motos. No Maxi Estacar são cobrados R$ 9,00, enquanto na Afonso Pena, o mesmo veículo paga apenas R$ 0,50 para ficar estacionado durante 15 minutos.

Entre os estabelecimentos visitados, 33 não possuem alvará de localização e funcionamento, o que configura desobediência ao CDC (Código de Defesa do Consumidor). Os trabalhos para verificação ocorreram entre os dias 10 de agosto e 19 de setembro deste ano.

Fonte: O Estado - Mato Grosso do Sul - MT - 27/09/2019