Procon cobra explicação de shoppings sobre valor do estacionamento (Cuiabá/MT)

cancelashopping-112

Diante do reajuste de preços e valores cobrados pelos estacionamentos instalados nos shoppings de Cuiabá e Várzea Grande, a Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/MT) irá intimar os centros comerciais.

Com a medida, a direção dos 4 shoppings instalados na região metropolitana terão que detalhar os aumentos dos últimos 2 anos.

A decisão foi tomada após o Pantanal Shopping aumentar para R$9 acobrança pelo uso do estacionamento desde sexta-feira (1º de setembro) e reduzir o tempo da gratuidade de 20 para 15 minutos. O valor anterior era de R$ 8 e vigorou por 12 meses.

Por meio de nota oficial, a assessoria de imprensa do Pantanal Shopping explicou que a nova tarifa visa se adequar ao mercado.

“O shopping reitera que não há previsão de novos reajustes para2017”, informa em comunicado.

Nos próximos dias está previsto reajuste no shopping Três Américas. O último ocorreu em agosto de 2016, quando subiu de R$ 6 para R$ 7, alta de 16,66%.

“Ainda não foi definido (o novo aumento). Será nos próximos dias”, antecipa o superintendente, João Gonçalves da Silva.

Os clientes que estacionam os veículos no Três Américas pagam R$ 8 por até 12 horas, de 10h às 22h. A gratuidade é prevista para permanência até 15 minutos. São 800 vagas.

“O custo para manter estacionamento em shopping é alto. A partir do momento que o veículo entra no estacionamento a responsabilidade é do empreendimento. E acontece muita coisa. A despesa com energia elétrica, seguro, impostos, funcionários é alta”, afirma Silva.

Por sua vez, o Goiabeiras Shopping informa que reajustou a tarifa no dia 1º de janeiro deste ano, quando passou de R$ 7 – cobrados por 3 horas – para R$ 8, por 4 horas de permanência no local. Se o cliente extrapolar este limite de tempo, paga R$ 2 por hora adicional.

A gratuidade é prevista para permanência até 20 minutos. O estacionamento tem 1,080 mil vagas cobertas. Deste total, 2% estão destinadas as pessoas com deficiência e 5% aos idosos, conforme prevê a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Procurado via assessoria de imprensa, o Várzea Grande Shopping não comentou o assunto.

“O Procon instaura procedimento preliminar e solicitará aos administradores do estacionamento do Pantanal Shopping e dos outros shoppings que apresentem, no prazo de 10 dias contados a partir da intimação, justificativa para os reajustes, com o detalhamento dos mesmos”, explica o superintendente do Procon/MT, Onofre Júnior.

Para ele, a alta no Pantanal Shopping é abusiva, uma vez que não houve investimentos.

“Inclusive as vagas continuam descobertas e estamos vivendo um período de deflação de preços”, pontua.

“Se for necessário, vamos acionar o Ministério Público Estadual (MPE)”, alerta.

Fonte: Mato Grosso Mais, 11 de setembro de 2017

Cartões de idoso passam a valer até 2018 (SP)

A gestão João Daria (PSDB) prorrogou até 2018 a validade dos cartões para estacionar em vagas exclusivas para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Quem tem esses cartõ (...)

Vendas de carros usados crescem 8,9% até agosto