Privatização de estacionamentos públicos no DF corre risco de não sair

O Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TCDF) concedeu em meados de agosto prazo para que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) explique, com detalhes, o projeto Zona Verde, que autoriza a concessão de estacionamentos públicos para a administração da iniciativa privada. A decisão é resposta à representação apresentada pelo Conselho Comunitário da Asa Norte, o qual questiona a legalidade da proposta.
A criação das chamadas vagas rotativas em Brasília e no Sudoeste foi anunciada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no ano passado. Segundo o Palácio do Buriti, o projeto pode gerar 9,3 mil empregos indiretos.
“Conceder o prazo de 5 (cinco) dias à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), a fim de que traga aos autos manifestação a respeito das questões de fato e de direito suscitadas na representação em referência”, decidiu o pleno. A relatoria é do conselheiro Manoel de Andrade, que foi seguida pelos demais membros.
Na representação, o Conselho Comunitário da Asa Norte alega que o processo “contém vícios que tratam da incompetência do órgão para licitar o serviço público”. O documento também argumenta que o Zona Verde “será apenas uma forma de explorar, compulsória e injustamente, os moradores em suas próprias quadras e os trabalhadores em seus próprios locais de trabalho”.
“Nada obstante as violações legais e a usurpação da competência da CLDF [Câmara Legislativa] em autorizar a afetação do sistema viário a cobrança de tarifas, compreende-se que cobrança dos estacionamentos públicos, nos moldes propostos, não resolverá o problema da mobilidade e sobrecarregará ainda mais um sistema de transporte público ineficiente e distante de atender as expectativas de qualidade mínima para os seus usuários.”
Procurada, a Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que “recebeu o pedido e irá responder ao Tribunal de Contas do Distrito Federal dentro do prazo estabelecido”.
Fonte: Metrópoles, agosto de 2021