Primeiro Lamborghini híbrido tem 819 cv e é o mais rápido da história

É inevitável: o Lamborghini Sián é o primeiro híbrido da marca – e o mais potente da história. Tudo bem que os italianos já acenaram para a eletrificação antes, mas só agora é para valer. Serão feitas 63 unidades do modelo, em homenagem à fundação do fabricante, e todas estão vendidas.

Vale lembrar que há cinco anos no Salão de Paris, na França, a empresa já havia apresentado o conceito híbrido Asterion. Pouco depois, em 2017, foi a vez do 100% elétrico Terzo Millennio.

Para não chocar tanto os puristas, o inédito Sián recebeu um V12 aprimorado com válvulas de admissão feitas com titânio e 785 cv de potência (só que o deslocamento não foi revelado). Com total de 819 cv de potência, a novidade é capaz de chegar aos 350 km/h de velocidade máxima.

Em vez de baterias convencionais, o Sián recebeu um supercapacitor. E, mesmo sem acumular tanta energia, o conjunto pode recarregar instantaneamente graças aos freios regenerativos.

Na aceleração de 0 a 60 km/h, o esportivo é 0,2 segundo mais rápido que o Aventador SVJ. Para ir de 70 a 120 km/h, é ainda melhor: 1,2 s. Nas provas de 0 a 100 km/h, bastam 2,8 s.

Mais impressionante que o desempenho é o resultado na balança: já somados supercapacitor e motor elétrico, o sistema só tem 34 kg, o que garante relação peso/potência de 1 cv/1 kg.

Além disso, o conjunto híbrido permite realizar algumas manobras, como estacionar e acionar marcha à ré, no modo totalmente elétrico, bem como reduzir os trancos nas trocas de marchas.

Apesar de futurista, o visual tem inspiração no passado – ao menos é o que diz a Lamborghini. Do clássico Countach veio a tampa de vidro sobre o motor e uma alusão ao periscópio no teto.

Fonte: Quatro Rodas, 04/09/2019

Categoria: Mundo do Automóvel

Você sabia que o Sindepark...

Você sabia que o Sindepark há três décadas defende os interesses das empresas de estacionamento e presta serviços que têm grande impacto na sua gestão? (...)