Prefeitura pode construir estacionamentos subterrâneos em quatro praças da Zona Sul (RJ)

estacionamentosbh-529

A prefeitura publicou um aviso público para que empresas interessadas façam um estudo público de viabilidade técnica e econômico-financeira para a construção e a gestão de quatro estacionamentos subterrâneos na Zona Sul: na Praça do Lido e na Serzedelo Correa, em Copacabana, na Praça General Osório, em Ipanema, e na Praça Antero de Quental, no Leblon. A publicação ocorreu no Diário Oficial do Município dia 1º de novembro.

Essa, porém, não é a primeira vez que o município tenta tirar do papel a proposta de construção de estacionamentos. Em fevereiro do ano passado, a prefeitura também lançou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção e gestão de nove estacionamentos subterrâneos na cidade. Na ocasião, as empresas deveriam apresentar propostas divididas em lotes.

A proposta foi aprovada entre os moradores de Copacabana. A esteticista Aline Lima, de 38 anos, considera válido o objetivo de construir um estacionamento subterrâneo na região porque, para ela, o bairro sofre com um problema crônico de vagas:

Para o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, seria interessante que a concessão para uma empresa privada colocasse como contrapartida a gestão da praça. A medida, segundo ele, ajudaria na manutenção do espaço público.

Em nota, a prefeitura do Rio afirmou que, com a construção de estacionamentos subterrâneos, busca, além de atender a demanda latente da cidade por esse tipo de serviço, dar conforto e segurança à população por meio de um serviço que preserve a cidade e não provoque nenhum tipo de alteração no seu projeto arquitetônico.

Fonte: O Globo, 01/11/2018

Sindepark divulga pesquisa da Av. Paulista

O Sindepark realizou pesquisa na Av. Paulista em agosto de 2017 e, para averiguar o desenvolvimento da atividade de estacionamento na localidade, repetiu o estudo em outubro e novembro de 2018. Segund (...)

Rua dos Pinheiros ganha área de convivência (SP)