Parking News

A Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar a utilização das ciclovias da cidade: triciclos, quadriciclos, skates, patins, patinetes e até cadeiras de rodas foram liberados, desde o dia 16, nas faixas que até então eram exclusivas das bicicletas. A medida que muda as regras de utilização de uma das bandeiras da gestão Fernando Haddad - que implantou 141 km de pistas para bikes - foi publicada no "Diário Oficial da Cidade". Apesar de pesquisa Datafolha apontar aprovação de 80% dos paulistanos às ciclovias, há críticas de que elas têm baixo uso e ficam vazias a maior parte do tempo.
A mudança permite, inclusive, a circulação de veículos elétricos, como patinetes e bikes, desde que em velocidade compatível com a via. O decreto de Haddad afirma, no entanto, que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pode restringir veículos e equipamentos em algumas vias devidamente sinalizadas.
Ele não deixa claro qual é a punição para quem não seguir as normas. O presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Ailton Brasiliense Pires, avalia que outros meios podem conviver com as bicicletas.
Mas, devido ao risco de acidentes, diz que a condição é haver um limite de velocidade baixo para as vias - perto de 10 km/h, algo que não existe hoje. Para Mauricio Broinizi, coordenador de mobilidade urbana da ONG Nossa São Paulo, a medida não deve congestionar as ciclovias porque os demais meios autorizados são pouco utilizados. "Está havendo uma diversificação dos meios de transporte não motorizados nas grandes cidades, então a tendência é liberar para skate e patinete, como aconteceu em Nova York", disse Broinizi.
A medida foi bem recebida por Billy Faga, presidente do Movimento SuperAção (que atua na defesa dos direitos de pessoas com deficiência). "Qualquer movimento que fomente a acessibilidade e a participação das pessoas com deficiência no espaço social traz ganhos", afirmou.
Hoje cadeirantes enfrentam obstáculos nas calçadas, como postes e buracos. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, diz que serão feitas melhorias nas calçadas para adaptar as ciclovias aos cadeirantes.
"É importante lembrar que a pessoa com deficiência não irá perder a calçada."
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de dezembro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Rodízio volta em 12 de janeiro (18/12/2014)

O rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso dia 24 devido ao período de festas e férias escolares. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a restrição volta apenas no dia 12 de janeiro, seg (...)

O setor privado embarca na mobilidade (24/12/2014)

Um estudo da consultoria lnter.B mostra que quase 60% dos investimentos nos 30 maiores projetos de mobilidade urbana em andamento no país estão sendo realizados por parcerias público-privadas - modelo (...)

Árvores no asfalto (23/12/2014)

A Prefeitura de São Paulo pretende plantar árvores no asfalto para dividir vagas de estacionamento nas ruas. Uma das ideias estudadas pela gestão Fernando Haddad é fazer o plantio das mudas nas áreas (...)

Decisão obriga cobrança fracionada (20/12/2014)

O desembargador Teodoro Silva Santos, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), deferiu, dia 19, a medida liminar requerida pelo Município de Fortaleza com o objetivo de restaurar a e (...)


Seja um associado Sindepark