Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 14 Estados e no Distrito Federal, subiram em 10 e ficaram estáveis no Amapá e em Roraima na semana terminada no dia 3. Na semana anterior, havia sido registrada queda apenas em sete Estados, alta em 14 e no Distrito Federal e estabilidade em outros cinco Estados. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e mostram que no período de um mês os preços do etanol caíram em 10 Estados e no Distrito Federal, subiram em 14 e não variaram no Pará e no Rio Grande do Norte.
Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação caiu 0,16% na semana terminada no dia 3, para R$ 1,862 o litro. No período de um mês, acumula queda de 0,32%.
Na semana até o dia 3, o maior avanço das cotações foi registrado em Mato Grosso do Sul (0,47%), enquanto o maior recuo ocorreu em Goiás (1,39%). No mês, a maior queda também ocorreu em Goiás (4,52%) e o avanço mais significativo, em Mato Grosso (8,19%).
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,499 o litro, no Estado de São Paulo, e o máximo foi de R$ 3,17/litro, no Amazonas. Na média, o menor preço foi de R$ 1,862 o litro, em São Paulo. O maior preço médio foi verificado no Acre, de R$ 2,932 o litro.
Gasolina x etanol
De acordo com os dados da ANP, compilados pelo AE-Taxas, o etanol continuou competitivo em Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo naquela semana. É a 14ª semana consecutiva em que o biocombustível mantém vantagem apenas nesses Estados. Nos outros e no Distrito Federal a gasolina continua mais competitiva.
Segundo o levantamento, o etanol equivale a 66,30% do preço da gasolina em Goiás. Em Mato Grosso, a relação está em 64,63%; no Paraná, em 68,10%; e em São Paulo, em 65,49%. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Amapá, onde o etanol custa o equivalente a 97,61% do preço da gasolina - a relação é favorável ao biocombustível quando está abaixo de 70%.
O preço médio da gasolina em São Paulo está em R$ 2,843 o litro. Na média da ANP, o preço do etanol no Estado ficou em R$ 1,862 o litro.
Fonte: A Tarde, 3 de outubro de 2014

Justiça exige cobrança fracionada (01/10/2014)

A Justiça do Estado do Espírito Santo decidiu manter a exigência da cobrança fracionada em estacionamentos de shoppings, bancos e hospitais da Grande Vitória. Em março, o colegiado do Tribunal de Just (...)

Garantia de reito não saiu do papel (04/10/2014)