Entre os moradores de Mogi das Cruzes, 63% consideram o trânsito da cidade ruim (35%) ou péssimo (28%). Esse é um dos primeiros resultados da pesquisa inédita que revela a percepção das pessoas sobre a mobilidade urbana. Outros 36% afirmam que usariam a bicicleta como meio de transporte caso o município adotasse medidas para facilitar e dar maior segurança aos usuários desse tipo de veículo. Tais dados serão o ponto de partida para o debate que norteará o Fórum de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil de Mogi das Cruzes hoje (30), na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes. A pesquisa de amostragem sobre a percepção das pessoas sobre a mobilidade urbana é de autoria do sociólogo Afonso Pola, e os resultados que serão divulgados se baseiam em questionários respondidos por 650 habitantes, entre os dias 16 e 24 de setembro.
Ao todo, são 21 questões na pesquisa. Entre os temas abordados estão a frequência de uso de automóveis, os meios de transporte coletivo mais usados, o que atrapalha mais o trânsito mogiano (cancelas, rotatórias, largura das ruas ou excesso de veículos), tempo de deslocamento, entre outras. No caso do centro, por exemplo, que começa a receber reurbanização, contemplando fim de estacionamentos e alargamento das calçadas, a pesquisa revela que 75% dos entrevistados fazem compras na área central pelo menos de vez em quando, como mostram os gráficos do estudo que será divulgado hoje.
"Os dados preliminares revelam como a população vê o trânsito, o transporte e as dificuldades para os usuários no dia a dia", diz Pola. "A pesquisa permitirá, ainda, que se faça o desdobramento dos dados para análise mais específica", acrescenta o coordenador do Polo de Educação a Distância da Universidade Braz Cubas (UBC).
Fonte: jornal DCI, 30 de setembro de 2014

Cidades paradas (29/09/2014)

Mais da metade (55,6%) das residências brasileiras já tem um carro ou uma moto na garagem, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no dia 18 pelo Instituto Brasileiro de (...)

Por que acabar com as vagas de rua (29/09/2014)