Parking News

Poços de Caldas sedia projeto de mobilidade urbana com veículos e bicicletas elétricas

 

Poços de Caldas foi escolhida para sediar um projeto com foco na mobilidade elétrica e que vai levar para a cidade, entre outras novidades, bicicletários elétricos e pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes. A iniciativa faz parte de uma seleção de 30 projetos de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O "Poços + Inteligente" terá a parceria entre DME, prefeitura, PUC Minas e IF Sul de Minas. Segundo a prefeitura, um eletroposto de carga lenta já se encontra instalado no laboratório da DME. Os outros dois eletropostos estão em fase de implantação: o de carga rápida funcionará junto à estação da Fepasa, na área central de Poços de Caldas; e o de carga semirrápida será instalado na zona oeste, no laboratório compartilhado da PUC.

Além dos estudos relacionados ao carro elétrico e aos eletropostos, o projeto “Poços + Inteligente” também desenvolverá pesquisas envolvendo bikes elétricas. Já foram adquiridos três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, e 30 bicicletas elétricas e com rastreadores. Os bicicletários serão instalados no campus do IF (na zona sul da cidade), no campus da PUC e na Fepasa.

A previsão da equipe é de que tanto os eletropostos quanto os bicicletários estejam prontos para uso até o final deste primeiro semestre de 2021. A princípio, os eletropostos e bicicletários serão utilizados para as pesquisas do projeto. Mas a ideia é expandir o uso, de forma gratuita, para a população em geral. Através de um aplicativo de celular, o público poderá solicitar o empréstimo das bikes. Os habitantes e turistas de Poços de Caldas também poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do projeto.

Os trabalhos de pesquisa do projeto “Poços + Inteligente” contam com a dedicação de mais de 30 professores pesquisadores, alunos e servidores das instituições e empresas envolvidas.

Os estudos serão realizados tanto no IF Sul de Minas quanto na PUC. O projeto terá à disposição, inclusive, um laboratório compartilhado de mobilidade elétrica, localizado na universidade. As pesquisas em mobilidade elétrica terão objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Na etapa final do projeto, as instituições de ensino participantes também poderão ofertar cursos de curta duração sobre sistemas de recarga elétrica e sistema regulatório.
Fonte: G1/Sul de Minas, 19/02/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mudanças de comportamento e o novo normal

Por Jorge Hori* - Com a pandemia do coronavírus, SARS-COV2, causadora da COVID, obrigando as pessoas a mudarem de comportamento, os movimentos anticarro fortaleceram suas esperanças de que a sociedade (...)


Seja um associado Sindepark