Placas Mercosul serão obrigatórias em fevereiro

Está no fim o prazo para adoção das placas Mercosul: todas as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. A placa Mercosul deve ser adotada nos seguintes casos:

- Primeiro emplacamento;

- Mudança de categoria do veículo;

- Roubo, furto, extravio ou dano da placa;

- Mudança de unidade federativa;

- Instalação de segunda placa traseira.

Os procedimentos para essa mudança são diferentes nos Estados. Em São Paulo, ocorrerá a partir de 31 de janeiro de 2020, para o registro de veículo 0 km, para transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (em procedimentos como mudança de categoria e 2ª via de placas). Para os demais casos, ficará facultado ao proprietário do veículo antecipar a substituição das placas do modelo atual, também a partir de 31 de janeiro de 2020.

Em vários Estados, informações sobre valores e datas só serão divulgadas quando o processo estiver mais consolidado.

No Distrito Federal, a partir de 1º de fevereiro de 2020 os veículos emplacados utilizarão as placas padrão Mercosul. Para utilizar o novo modelo, o Detran-DF vai credenciar, entre os dias 27 de janeiro e 20 de março, empresas estampadoras e fabricantes de placas semiacabadas. A substituição da placa custará, em média, R$ 128.

Já no Espírito Santo, o valor das placas Mercosul varia entre R$ 180 e R$ 280.

O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a adotar as placas do Mercosul no Brasil. A mudança aconteceu ainda em 2018. Lá o valor das placas Mercosul gira em torno de R$ 193,84 para carros e de R$ 64,61 para motocicletas.

Segurança

Segundo o Denatran, o novo modelo traz mais segurança aos motoristas, tendo em vista que os novos itens de segurança minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações como, por exemplo, a clonagem de placas.

As placas Mercosul possuem gravação a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e QR Code.

O novo sistema de identificação veicular também amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades da placa com três letras e quatro números para 456 milhões de possibilidades a partir da adoção da quarta letra no instrumento.

Fonte: CNB, 16/01/2020