Pesquisa Sindepark aponta maioria de garagens médias em Pinheiros

estacionamentomt-284

Por Jorge Hori* - Pesquisa realizada pelo Sindepark no bairro de Pinheiros identificou 110 estacionamentos, contemplando um total de 12.486 vagas. O número médio de vagas indica a predominância de garagens médias, com mais de 100 vagas por unidade.

Predominam as garagens em edificações, mas com diferenças entre as sub-regiões.

No "Baixo Pinheiros", que compreende a área abaixo da rua Cônego Eugênio Leite ate a Av. Faria Lima, predominam as garagens em edificações (76,27%), com apenas 14 estacionamentos em terrenos, já no "Alto Pinheiros", a partir da Av. Dr. Arnaldo até a Rua Cônego Eugênio Leite, ladeado pela Av. Rebouças e rua Cardeal Arco Verde, os estacionamentos em terrenos empatam com aqueles em edificações, com pequena margem a seu favor: 26 x 25.

Enquanto no Baixo Pinheiros remanesceram poucos terrenos, aguardando as construções, no Alto Pinheiros restaria um volume maior, além da existência de estacionamentos abertos vinculados a restaurantes ou lanchonetes fast-food, como do Bovinu’s e do McDonald’s.

Em toda a região ainda 17,23% dos estacionamentos funcionam em regime de 24 horas, sendo o maior número no Alto Pinheiros, com 25,49% dos estacionamentos, isto é, 13 garagens ou terrenos.

Há vários restaurantes na sub-região, mas essa não abrange a Vila Madalena, onde há uma concentração maior.

Não há na região nenhum estacionamento exclusivamente com self-parking, predominando os com serviços de manobristas e os mistos. Na região do levantamento não há nenhum grande shopping center. O Iguatemi fica do outro lado da Av. Faria Lima, não sendo contemplado pela pesquisa.

No Baixo Pinheiros não há nenhum sistema manual, o que ocorre no Alto Pinheiros, provavelmente em estacionamento em terreno. Predominam os sistemas de controle operacional por microcomputador e automatizados.

*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Um espaço para reuniões no Sindepark

O Sindepark dispõe, desde a mudança para sua sede, de sala de reuniões muito bem equipada que pode ser utilizada pelas empresas associadas. Nesse espaço, podem contar com internet, wifi, TV, aparelho (...)

Veja os resultados da pesquisa no Centro Parte 3

Em continuidade à pesquisa que está realizando na região do Centro, o Sindepark divulgou o levantamento relativo à parte 3, delimitada pela Av. São João, R. XV de Novembro, R. José Bonifácio, Av. 23 d (...)