Parking News

Pesquisa aponta queda de 15% na preferência por transporte público

 

O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana mais usado no planeta, promoveu uma pesquisa de opinião com os seus usuários para entender como a pandemia de Covid-19 impacta sua forma de transitar pelas cidades, e como eles pretendem circular pelos próximos seis meses.

Foi perguntado também quais serviços e facilidades os passageiros gostariam de ter para usar o transporte público com mais frequência durante a pandemia.
Os destaques dos resultados da pesquisa são:

- Transporte público é a principal opção, mas com tendência de queda para o futuro próximo. Antes da Covid-19, 85% dos respondentes utilizavam ônibus, trens e metrô; o índice cai para 68% durante a pandemia. E a tendência é que se estabilize em 70% nos próximos seis meses, uma redução de 15%.

- As cidades com maiores indicativos de queda são Porto Alegre (26%) e Fortaleza (22%). A preferência por usar carros particulares e de serviços de carona compartilhada se multiplica por até cinco vezes nessas duas cidades.

- Em São Paulo, a expectativa de queda é de 10%. No Rio de Janeiro, de 8%.
- A escolha por bicicletas e patinetes dobra em quase todas as cidades pesquisadas, e deve se manter assim nos próximos meses.
- Entre os incentivos ao uso de transporte público, 77% dos passageiros pedem aumento da frota para evitar que ônibus, metrôs e trens fiquem lotados; 63% gostariam de saber a localização dos veículo em tempo real; e 45% solicitam informações mais precisas sobre quais linhas estão operando.
“A opinião dos usuários do Moovit reforça a relevância do transporte público, e o indicativo de queda é um sinal para operadores e para o poder público. Se os passageiros não se sentirem seguros por conta da pandemia, buscarão outra opção. Acredito que a pesquisa também dê parte da resposta, com os pedidos de aumento da frota e de informações mais precisas”, analisa Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.
A pesquisa ouviu 9.500 usuários anônimos via aplicativo em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Fortaleza.
Um recorte na pesquisa, relativa à cidade de São Paulo:
Pergunta: Por que você prefere usar seu carro?
Observações:
- Quase metade dos usuários (48%) prefere usar carro próprio por se sentir mais segura após a pandemia, o maior índice no Brasil.
- O carro é a única opção para 15% dos respondentes, já que o transporte público não voltou a operar .de forma satisfatória onde moram
- 21% das respostas apontam uma preferência por carros desde antes da pandemia
- Somente 3% disseram que usam carro por não conseguir chegar aos seus destinos de Transporte Público.
Fonte: Mobilidade Sampa, 14/09/2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark