Perspectivas econômicas para 2019

dinheiro-155

Por Jorge Hori* - O desenvolvimento da economia brasileira nos últimos anos foi movido pelo crescimento do consumo das famílias.

Esse, por sua vez, foi baseado no crescimento da massa salarial, com o constante crescimento do mercado de trabalho e dos salários. Também por subsídios governamentais. E incentivado ou acelerado pelo crédito.

Todo o arsenal de estimulantes públicos foi usado e está esgotado, deixando uma enorme dívida pública e inexistência de margem de novos recursos públicos, a menos de aumento de tributos.

Todos os candidatos à Presidência prometem ampliar os empregos e promover a retomada do crescimento, mas nenhum deles tem apresentado proposta objetiva e factível para essa retomada.

Uma primeira linha é a de voltar a usar o arsenal público, apesar de fechado por conta do Teto de Gastos. Outra é apostar na dinâmica própria do mercado, a partir da retomada da confiança.

Nenhuma das duas terá efeito imediato. A retomada do crescimento dependerá de outras estratégias que ainda não foram formuladas. Sem essas, ainda teremos um 2019 com um crescimento pífio da economia brasileira.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.