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As estradas privatizadas de São Paulo têm o pedágio mais caro por quilômetro rodado do País. A explicação, segundo Ricardo Pereira Soares, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é que está embutido no preço o pagamento ao governo estadual pela outorga. Ele considerou surpreendente o nível de redução de tarifas no leilão das rodovias federais, mas acredita que, mesmo assim, estejam alinhadas com um investimento de bom retorno. "A empresa que venceu a maior parte da licitação (OHL) sabe exatamente o quanto ganhará", afirma.
Soares é co-autor de dois estudos recentes do Ipea sobre concessões rodoviárias e o valor dos pedágios. Um deles revela que o valor real da tarifa das rodovias Bandeirantes e Anhangüera teve alta 204% superior à variação do IPC-Fipe, que mede a inflação em São Paulo, entre julho de 1994 e julho de 2006. Segundo o Ipea, o Brasil possui 321 pedágios, 153 no Estado de São Paulo.
O pesquisador considera mais justo o critério adotado nas concessões federais, de considerar apenas o menor valor de tarifa como determinante do vencedor da disputa e critica a idéia de novas privatizações estaduais com a fixação de pagamento de outorga.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 11 de outubro de 2007

Categoria: Geral


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