Para CEO da Estapar, mobilidade do futuro será pautada em quatro tendências

Já não é segredo para ninguém que os carros autônomos e elétricos estão chegando para ficar. Enquanto isso, fica a dúvida: o que vai acontecer com os tradicionais estacionamentos? Para André Iasi, CEO da Estapar, com o surgimento de tecnologias e de veículos cada vez mais modernos, os espaços vão se transformar.
Segundo a The Rockefeller Foundation, até 2035 a população urbana será de aproximadamente 5 bilhões de pessoas. “Em um país como o nosso em que a mobilidade é um gargalo, como isso poderá ser resolvido?”, questionou o CEO durante o Mobility Day 2018.
Para Iasi, os modais de transporte precisarão se completar. “Será preciso usar ao máximo as estruturas já existentes, como metrôs e rodovias”, disse. Segundo o executivo, a mobilidade do futuro será pautada em quatro tendências, e o estacionamento acompanhará cada uma delas:
Mobilidade diversa
As pessoas vão se locomover de forma diferente. Em uma mesma jornada, usarão diversos meios de transporte, como metrô, ônibus, carros, bicicletas e patinetes. A ideia é que voltar do trabalho ou de uma viagem seja mais rápido e fácil. O papel dos estacionamentos nesse cenário? Facilitar a experiência. “Um passageiro que viaja de São Paulo para Campinas, por exemplo, pode chegar na cidade, parar em um estacionamento e pegar uma bicicleta ou um carro para concluir o trajeto”.
Eletricidade
“O Brasil tem uma fonte energética limpa. Acreditamos muito no crescimento dos carros elétricos no país”, ressaltou Iasi. O estacionamento funcionaria como um posto de recarga e local de manutenções. Enquanto os carros estão estacionados, podem receber uma nova carga ou passar por uma revisão.
Conectividade
Carros, pessoas, metrôs, ônibus e rodovias: tudo estará conectado por meio da Internet das Coisas, com uma comunicação cada vez mais constante. A Estapar já colocou em prática o conceito. Pelo aplicativo Vaga inteligente, o cliente pode reservar serviços da empresa e ter acesso a inúmeras funcionalidades.
Carros autônomos
Os famosos veículos também vão fazer parte dos modais de transporte – seja para o uso pessoal ou para serviços de mobilidade urbana. “Os estacionamentos vão funcionar como um lugar para recarregar, estacionar e até mesmo para carga e descarga de veículos autônomos usados pelas empresas para delivery”, ressaltou o CEO.
Fonte: StartSe, 24 de agosto de 2018

Categoria: Mercado

Estacionamentos e as soluções para a mobilidade

Por Jorge Hori* - Diante dos congestionamentos, algumas pessoas têm buscado soluções alternativas, com apoio governamental e empresas dispostas a investir para oferecer as condições alternativas. Há s (...)