Pandemia derruba receita dos estacionamentos

Com a mudança no trânsito das cidades muitos estacionamentos também tiveram a rotina alterada em todo o Estado de São Paulo. Reportagem fala sobre o setor, que é muito mais forte na capital do que no interior.
Para justificar essa força do setor, apresentam os seguintes dados: só no Estado de São Paulo são quase 7 mil estacionamentos. E na cidade de São Paulo esse número chega a 3.700, ou seja, mais da metade do total.
O setor foi bastante afetado durante a crise, muita gente passou a trabalhar de casa, muita gente evitou sair de casa durante a pandemia, nesse momento que é importante se precaver, evitar aglomeração, e o setor de estacionamentos que sempre se beneficia desse movimento maior nas ruas, se beneficia da aglomeração, de pontos comerciais bem concentrados em São Paulo, pontos em que há escritórios, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima, que continua vazia, a maioria dos funcionários continua trabalhando em casa, os estacionamentos ali estão sofrendo bastante porque havia uma aglomeração de carros, uma falta de vagas que beneficiava o setor. Isso já não acontece mais.
Os sindicatos disseram que houve muita demissão, houve também contratos suspensos de funcionários, de forma temporária também. Quanto a redução de preços, essa é uma informação que o sindicato dos estacionamentos passou para a reportagem: houve uma redução muito baseada naquela lei da economia básica, de que quando há menos procura o preço cai um pouco.
Segundo a reportagem, muitos estacionamentos pensam em fechar as portas, se mudar para um imóvel menor, para um terreno menor, para tentar pagar um aluguel mais baixo, e aí ser mais útil nesse novo momento, seja ele qual for, com menos carros nas ruas e a mudança de comportamento das pessoas.
A reportagem vai continuar acompanhando, sabe que houve diminuição de movimento também em hotéis, casas de shows, teatros, tudo isso também diminuiu o movimento dos estacionamentos.
Segundo a reportagem, setor precisou demitir 13% dos funcionários no Estado de São Paulo.
A reportagem prossegue com a entrevista de manobrista de estacionamento vertical no bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo.
Assista à reportagem completa em https://globoplay.globo.com/v/8882040/
Fonte: Bom dia SP, 24/09/2020