Parking News

País tem poucas medidas para desestimular o uso do automóvel

lei-de-mobilidade-urbana-redesenhando-as-cidades1-839

Enfraquecer o modelo dominante de mobilidade nas grandes cidades, que coloca o automóvel como protagonista dos deslocamentos, e priorizar o transporte público coletivo e não motorizado, é a principal premissa da Lei Federal 12.587/12, que estabeleceu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Com a lei, municípios com mais de 20 mil habitantes teriam até 2015 - prazo já adiado para abril de 2019 - para aprovar planos de mobilidade urbana, integrados ao plano diretor, como contrapartida para acessar recursos federais destinados para projetos de infraestrutura de transporte. Cinco anos após a lei, porém, pouco foi feito. "Alguns municípios, impulsionados pela lei, tentaram avançar em seus planos de mobilidade, a exemplo de São Paulo e Belo Horizonte. Mas, no momento em que os recursos não estavam mais disponíveis por conta da recessão, houve desinteresse na elaboração dos planos", diz Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). Levantamento do instituto aponta que, até 2016, menos de 10% dos municípios haviam finalizado um plano de mobilidade - de um total de 3.325 municípios abrangidos pela lei.

Ainda que o investimento em infraestrutura de transporte público, notadamente corredores de ônibus, Bus Rapid Transit (BRTs) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) tenha aumentado em muitas capitais em anos recentes, não foi acompanhado por ações diretas para desestimular o uso de veículos nos deslocamentos urbanos. No exterior, são diversos os exemplos de iniciativas que envolvem desde a restrição da circulação, permanente ou temporária, de veículos em locais ou horários predeterminados, passando pela sobretaxação do automóvel e do combustível, até a extinção de vagas em vias públicas. Entre os mais famosos estão a cobrança de pedágio no centro de Londres e a previsão de proibir a circulação de veículos em uma área que soma190 hectaresno centro de Madri. Na Cidade do México, parte do dinheiro gasto para estacionar em alguns bairros é reinvestido em políticas públicas de mobilidade urbana e planejamento.

No Brasil, os movimentos mais recentes são relacionados à tentativa de enxugar a oferta de estacionamentos. Na capital paulista, o Plano Diretor Estratégico, sancionado em 2014, diz que em áreas bem servidas de infraestruturas de transporte público não será mais obrigatório atender a um número mínimo de vagas de garagem por empreendimento. Em Curitiba, há também previsão de edifícios com menos garagens nos eixos de transporte coletivo. A lógica é simples: com menos vagas, haveria desestímulo ao uso de carros. "A medida mais efetiva de desestímulo é encarecer o uso do carro e do estacionamento. A receita do estacionamento tem que servir de subsídio cruzado para investimento em outras infraestruturas de transporte", diz Clarisse. No Brasil, a falta de medidas de desestímulo ao uso do automóvel é acompanhada por políticas que impulsionam o consumo de veículos. Estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a frota de automóveis emplacados no Brasil passou de 22,48 milhões, em 2002, para 49,82 milhões, em 2015, alta de 121,6%. O avanço da frota de motocicletas foi de 402,2% no período.

Fonte: Valor Econômico - 03/06/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Campanha de valorização na revista Infra

As empresas que aproveitaram a oportunidade para participar da campanha de valorização dos associados, uma das ações prioritárias do Sindepark, já podem ver o anúncio com seu logotipo na Revista Infra (...)

Sindepark obtém liminar para exclusão do ISS

O Sindepark comemorou no dia 1º de junho mais uma vitória judicial em favor das empresas associadas. É que foi deferida pela Justiça Federal a medida liminar que exclui o ISS da base de cálculo do PIS (...)

Incentivo econômico revitalizará o Centro

A implementação de políticas públicas e de incentivos fiscais que visam revitalizar o centro da cidade, por meio do incremento de atividades econômicas na região, poderá beneficiar a cidade e promover (...)

Redes de estacionamento crescem com consolidação

Um movimento de consolidação está alimentando o crescimento das três maiores redes de estacionamento do país, que projetam taxas de expansão para a receita este ano de até 150%, apesar da crise econôm (...)

Vaga especial ainda é ignorada (Santos/SP)

O número de infrações por desrespeito a vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos em supermercados e shoppings supera o registrado em espaços do tipo demarcado em vias públicas. Essa é (...)

Garagem será inaugurada dia 8 (Niterói/RJ)

A Prefeitura de Niterói e a Concessionária Niterói Rotativo vão inaugurar, no próximo dia 8, a Garagem Subterrânea de Charitas. Serão 230 vagas para automóveis, 75 para motos e 49 para bicicletas. No (...)

Acordo libera volta do rotativo em Colatina (ES)

A partir de 26 de junho, o estacionamento na cidade voltará a ser cobrado. O valor será de R$ 1 por hora para automóveis. Um termo de ajustamento de conduta que permite que a empresa de engenharia Fac (...)

Inflação: mercado projeta queda do IPCA

Já após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram suas projeções para o IPCA neste ano. O Relatório de Merca (...)

Vendas de veículos voltam ao azul

As vendas de veículos voltam a registrar crescimento após três anos consecutivos de queda nas vendas. Entre janeiro e maio, os emplacamentos alcançaram as 802,2 mil unidades, considerando apenas o seg (...)


Seja um associado Sindepark